Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde

Ministério atualizou também as categorias que irá usar em seu balanço diário. Secretário reforçou a necessidade de práticas de prevenção, como lavar as mãos.

Por Brenda Ortiz

O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim diário sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério da Saúde. Até o mais recente balanço, somente um caso foi confirmado. De acordo com o levantamento, outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.

O governo reforçou a necessidade de manter o foco no controle da dispersão do vírus e disse que a melhor estratégia são os cuidados com a higiene.

“Água e sabão é a melhor prevenção. A melhor estratégia é lavar a mão com água e sabão”, disse o secretário nacional de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

O mais recente boletim mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1

Mais cedo, em São Paulo, o governo do estado de São Paulo informou que os três familiares do homem infectado com coronavírus não estão mais sob suspeita de estarem contaminados. Os casos foram excluídos após exames laboratoriais.

O morador de São Paulo, que tem 61 anos, permanece em isolamento domiciliar e passa bem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O paciente retornou de Turim, no norte da Itália, na sexta-feira (21) e teve o diagnóstico confirmado na quarta-feira (26).

“O paciente está muito bem e sairá da quarentena assim que sair dos sintomas clínicos”, disse o médico infectologista David Uip.

Nova categoria: casos prováveis

O secretário nacional de vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que o Ministério vai atualizar sua classificação dos casos para incluir uma nova categoria, que será a dos casos “prováveis”.

“Por exemplo, os contactantes com caso confirmado serão ajustados para ‘casos prováveis’. Caso apresente características clínicas compatíveis com uma doença respiratória, como o coronavírus, nem precisará de teste. Será confirmado como caso clínico epidemiológico. Já estamos avisando, caso um contato próximo de um caso confirmado, se tornar caso suspeito, será confirmado como caso clínico epidemiológico”, disse o secretário nacional de vigilância em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *