Filho de Luiz Domingues, maior azulejista do Recife, Paulo criou a 3 Art Pastilhas de Vidro, fábrica especializada em mosaicos, pastilhas e azulejos de vidro, que funciona no térreo do mesmo edifício onde mora com a família, inclusive o seu pai, em Campo Grande. É nessa oficina que ele produz os mosaicos e azulejos a partir dos desenhos de Luiz Domingues.

Luiz Domingues é considerado o maior azulejista do Recife (Foto: CulturaPE/Divugação)

“A tradição de azulejaria em nossa família vem desde a época de meu pai. Agora, estamos resgatando os azulejos e também lançando os mosaicos em vidro, que são as nossas novidades”, explica Paulo. Os mosaicos estão disponíveis nos tamanhos de 10x10cm, 15x15cm e 20x20cm.

Além do portfólio de desenhos assinados por Luiz Domingues e pelo próprio Paulo, cujo trabalho é mais voltado para elementos geométricos, é possível criar azulejos e mosaicos personalizados. “Com frequência, os arquitetos já chegam com o desenho e nós reproduzimos. Esse também é um dos nossos diferenciais”, coloca. Dá para conferir o catálogo completo no site deles.

A fábrica também produz mosaicos e azulejos personalizados (Foto: 3Art Pastilhas/Divulgação)

Ícones da arquitetura pernambucana, os azulejos reinaram por muitas décadas até serem praticamente extintos com a chegada de outros revestimentos mais baratos, como as cerâmicas e os porcelanatos.

A massificação desse tipo de acabamento de pouca personalidade parece, enfim, ter chegado a um ponto de saturação. “Decidimos voltar a produzir esse tipo de produto porque estamos vendo o retorno de um grande interesse nos azulejos e mosaicos”, explica Paulo. De fato, nada se compara a um belo azulejo, não é mesmo?

Tradição

O painel e os azulejos da Padaria Santa Cruz são de Luiz Domingues (foto: CulturaPE/Divulgação)

Só para situar, com certeza você conhece os trabalhos de Luiz Domingues. Sabe os azulejos do edifício Acaiaca? Foram executados por ele, a partir dos desenhos do arquiteto Delfim Amorim. Sabe o painel da Padaria Santa Cruz? Foi criado e executado por ele, assim como os azulejos que revestem as paredes do local. Isso sem falar em várias outras casas e edifícios que ostentam, até hoje, os trabalhos de Domingues.

Imigrante português, o azulejista chegou ao Brasil na década de 50 e logo foi contratado para na fábrica de Brennand. No início, trabalhava com louça e depois passou para a pintura de azulejos. Realizado com maestria, teve seu trabalho reconhecido por Francisco Brennand. Começou então a trabalhar com arquitetos importantes como Delfim Amorim e Janete Costa. O resto é história.

? 3 Art Pastilhas de Vidro
? Estrada de Belém, 1350, loja 5, Campo Grande, Recife-PE
? (081) 99917-0072 (Paulo Domingues)