Bolsonaro aposta em projeto idealizado por Mendonça Filho

O então deputado federal é autor do Projeto de Lei que libera a venda direta do etanol para reduzir o valor do combustível.

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), anunciou na última quinta-feira (9), que pretende aproveitar um projeto de autoria do na época deputado federal Mendonça Filho (DEM), que possibilita a venda direta de etanol, pelas usinas, aos postos de combustível. Segundo ele, isso poderia reduzir em cerca de 20 centavos o valor do litro do combustível. Atualmente, essa venda direta é proibida por uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A norma estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas.

“Estou trabalhando para que o etanol produzido nas usinas possa ser vendido diretamente para os postos de combustíveis, tire daí do meio do caminho o monopólio, que são as distribuidoras. Às vezes, um caminhão pega o etanol produzido numa usina, anda 200, 300 quilômetros para levar para essa distribuidora, depois volta 300 quilômetros para entregar o etanol do lado dessa usina. O etanol vai chegar mais barato na ponta da linha, vinte centavos [mais barato], é pouco, mas é alguma coisa, estou fazendo minha parte, é o que eu posso fazer”, argumentou Bolsonaro.

Na época, Mendonça Filho (DEM) destacou que a medida representa uma redução de até 10% do preço do produto ao consumidor. “Não faz sentido a legislação brasileira obrigar intermediação das distribuidoras, que hoje detém o monopólio da compra e venda do álcool. Essa intermediação gera um custo adicional com a margem da distribuidora, de transporte e da carga tributária, impactando diretamente o consumidor com o encarecimento do preço final”, justificou Mendonça Filho.

Para o ex-governador a liberação da venda direta vai estimular a produção do álcool, gerando mais empregos no setor. Outro impacto positivo é o reforço a uma matriz energética não poluente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *