KUALA LUMPUR — O último rinoceronte-de-sumatra na Malásia morreu no sábado. A espécie é uma das menores dentre este tipo de animal. A rinoceronte de 25 anos, chamada Iman, cuidada em uma reserva de vida selvagem desde sua captura em 2014, morreu de câncer no estado de Sabah, na ilha de Bornéu.

— A morte de Iman chegou mais cedo do que esperávamos, mas sabíamos que ela estava começando a sofrer dores significativas — disse Augustine Tuuga, diretora do Departamento de Vida Selvagem de Sabah.

O rinoceronte-de-sumatra foi declarado extinto na natureza na Malásia em 2015. O último rinoceronte-de-sumatra macho da Malásia, Tam, morreu em maio deste ano.

O rinoceronte de Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) viveu em algum momento em um território que cobria do leste da Índia até o final da Malásia, embora atualmente seja estimado que apenas cerca de 80 espécimes estejam vivos, um punhado deles na Indonésia.

John Payne, diretor executivo da Aliança de Bornéu para os Rinocerontes, disse que a população de rinocerontes de Sumatra foi fortemente afetada pelas mudanças climáticas, crescente escassez de vegetação e caça motivada pela medicina tradicional chinesa.

O rinoceronte-de-sumatra é o menor da família desses animais, com um peso que varia entre 600 e 800 kg (sendo que um rinoceronte branco adulto pode exceder três toneladas). Desde 2011, a Malásia tenta criar as espécies em cativeiro por meio de fertilização in vitro, mas sem sucesso.

O Globo, com agências internacionais