Morre Guimarães Rosa

NESTA DATA

Em 19 de novembro de 1967, morreu Guimarães Rosa, autor aclamado pela crítica por suas inovações nas formas e na escrita

Morre Guimarães Rosa
Suas obras eram caracterizadas pelas inovações de linguagem, com influência do vocabulário popular, regional e erudito (Reprodução/Internet)

Nascido no dia 27 de junho de 1908, em Cordisburgo (MG), Guimarães Rosa teve como uma de  suas principais obras o livro “Contos, de 1936, o qual mais tarde se chamaria Sagarana, que ganhou o prêmio Humberto de Campos. O primeiro de tantos outros que recebeu por esta obra que reúne contos sobre a vida rural em Minas. É através desse livro que Guimarães Rosa começa a mostrar o regionalismo através da linguagem, característica maior do autor.

No entanto, a obra mais famosa é o livro “ Grande Sertão:Veredas”, de 1956. O autor foi aclamado pela crítica por suas inovações nas formas e na escrita. Além de receber prêmios por esta obra, Guimarães passa a ser reconhecido como especial dentro da 3ª geração pós-modernista.

Suas obras eram caracterizadas pelas inovações de linguagem, com influência do vocabulário popular, regional e erudito.

Ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1963. Contudo, temendo sofrer de forte emoção, adiou a cerimônia de posse por quatro anos. Coincidência ou não, ele morreu três dias depois no Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 1967, aos 59 anos, vítima de infarto.

Fonte:
Brasil Escola-Guimarães Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *