Morre Marcel Proust

No dia 18 de novembro de 1922, morreu Marcel Proust

Marcel Proust nasceu em Auteuil, subúrbio de Paris, em 1871. De saúde frágil, teve uma infância cheia de cuidados. Durante a adolescência, viveu nos Champs-Élysées, em Paris, onde o ar saudável ajudava a diminuir os efeitos da asma.

Em 1891, ingressou na Faculdade de Direito de Sorbonne. Preparou-se para seguir a carreira diplomática, da qual desistiu para dedicar-se à literatura.

Seus primeiros escritos datam de 1892, quando, com alguns amigos, fundou a revista Le Banquet. A seguir, passou a colaborar em La Revue Blanche, frequentando ao mesmo tempo os salões aristocráticos parisienses, cujos costumes forneceram inspiração para sua carreira literária, iniciada com a obra “Os Prazeres e os Dias” (1896).

A morte da mãe, em 1905, fez dele herdeiro de uma fortuna razoável. Com a saúde cada vez mais debilitada, Proust acabou se isolando dos meios sociais para dedicar-se exclusivamente à criação de “Em Busca do Tempo Perdido”, publicado entre 1913 e 1927, em oito volumes: “No Caminho de Swann”, “À Sombra das Raparigas em Flor”, “O Caminho de Guermantes” (1 e 2), “Sodoma e Gomorra”, “A Prisioneira”, “A Fugitiva” e “O Tempo Redescoberto”.

Sua obra é tida por consenso como uma das maiores não apenas do século passado, mas de toda a história da literatura.

Proust morreu em Paris, no dia 18 de novembro de 1922.

UOL Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *