Por que as pessoas têm medo de palhaços?

Com as suas maquiagens divertidas e brincadeiras os palhaços animam as festas. Mas em algumas pessoas eles causam terror

Por que as pessoas têm medo de palhaços?
O mistério da identidade dos palhaços, sua raça, crença, temperamento, pode ser assustador (Foto: Shawn Tron/Flickr)

Há alguns anos, uma onda de palhaços que assustavam as pessoas nas ruas invadiu os EUA e atingiu o auge da histeria em 2016. Agora, os cartazes de filmes, como IT A Coisa – Capítulo 2, que mostra a volta aterrorizante do palhaço Pennywise, e do personagem assustador do Coringa, com o rosto pintado de palhaço, espalham-se pelas cidades do país.

Em outubro, a Magnet Releasing lançou o documentário Wrinkles the Clown, sobre um homem que ganhava dinheiro como palhaço profissional na Flórida. Uma lenda local, Wrinkles, um aposentado de 69 anos, aparece no documentário vestido de palhaço para contar sua história. Em 2015, ele disse ao Washington Post que recebia centenas de telefonemas por dia de empresas que queriam contratá-lo por causa de seu talento em aterrorizar as pessoas.

“As pessoas sabem que o rosto pintado de branco, com um sorriso às vezes macabro, e um traje ridículo, esconde um ser humano. Porém, pelo fato de desconhecerem sua identidade, sua presença as assusta”, diz a voz do narrador no documentário.   

Mas por que as pessoas têm medo de palhaços? Afinal, são figuras que animam festas de aniversário de crianças e divertem a plateia nos circos. No entanto, segundo Rami Nader, psicólogo da North Shore Stress and Anxiety Clinic, em Vancouver, o mistério da identidade dos palhaços, sua raça, crença, temperamento, é assustador. “A pintura dos rostos dos palhaços elimina a emoção e, portanto, a empatia”, disse Nader à revista Time.

Frank T. McAndrew, professor de psicologia no Knox College, observou que os palhaços têm uma longa história de pessoas em quem não se pode confiar quanto ao caráter. “Na Europa medieval, os bobos da corte zombavam dos reis com suas piadas maliciosas e constrangiam e assustavam as pessoas com as brincadeiras maldosas. E, ao longo dos séculos, os palhaços conservaram essa malícia dos bobos da corte”.

Em entrevista à Smithsonian Magazine em 2013, David Kiser, diretor do Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, disse que os palhaços têm uma personalidade ambígua, um lado sombrio e um senso de humor mordaz.

“A imagem explorada pela cultura atual de palhaços como assassinos violentos e psicopatas, criou no imaginário popular uma figura ainda mais aterrorizante. Os personagens de filmes como o do Coringa, ou da história real como a do serial killer John Wayne Gacy, que assassinava suas vítimas fantasiado de palhaço, têm um impacto muito forte na mente das pessoas. É difícil dissociar a imagem da violência”, disse McAndrew.

Fonte:
Time-Why Are You So Afraid of Clowns? Here’s What Psychologists Say

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *