Cai o Muro de Berlim

Um dos grandes símbolos da Guerra Fria, o muro que dividia Berlim em dois blocos por 28 anos foi derrubado em 9 de novembro de 1989

Cai o Muro de Berlim
A queda do Muro de Berlim simbolizou o marco zero da reunificação da Alemanha (Foto: Wikipedia)
Em 9 de novembro de 1989, foi destruído o muro que dividia por 28 anos a cidade de Berlim em dois setores. Do lado oriental do muro, havia uma cidade conduzida pelo socialismo soviético, e do lado ocidental, a organização era capitalista. O muro tinha 66,5 quilômetro de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães.

Construído em 13 de agosto de 1961, foi considerado o principal símbolo da Guerra Fria, que não só dividia a Alemanha, como o mundo em dois grandes blocos: o socialismo e o capitalismo. Os antecedentes da construção do Muro de Berlim foram tentativas frustradas da URSS em isolar Berlim Ocidental do resto do mundo capitalista, após o anúncio do Plano Marshall (1947) para reconstruir a Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial.

O governo soviético temia que os investimentos capitalistas colocassem em risco a sua hegemonia no Leste Europeu. Com o fim do isolamento de Berlim Ocidental, surgiram a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã, consolidando a divisão do país. A separação do país gerou uma situação em que Berlim Ocidental se transformou em um enclave capitalista em território socialista, e os cidadãos berlinenses tinham livre trânsito de um território ao outro.

O fluxo de alemães orientais migrando para o lado capitalista de Berlim levou os comunistas a erguerem o muro de forma que os limites de ruas e casas não fossem respeitados. Durante sua existência, o Muro de Berlim tinha forte vigilância e muitos que tentavam ultrapassar o muro morriam.

A queda do Muro de Berlim ocorreu após enfraquecimento do governo da URSS e de sua influência no Leste Europeu. Além disso, um mal entendido entre autoridades da Alemanha Oriental fez com que um comunicado oficial sobre a derrubada do muro fosse divulgado para a população alemã. A sua destruição simbolizou o fim da Guerra Fria e o marco zero da reunificação da Alemanha, que só foi oficializada em outubro de 1990.

Fonte:
UOL Educação-Muro de Berlim: Marco da Guerra Fria caiu em 9 de novembro de 1989
InfoEscola-Muro de Berlim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *