Encontro Fórum Nordeste homenageia Rodrigo Maia

Presidente do Grupo EQM Eduardo de Queiroz Monteiro junto ao presidente da Câmara Rodrigo Maia

Presidente do Grupo EQM Eduardo de Queiroz Monteiro junto ao presidente da Câmara Rodrigo Maia         Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

O presidente da NovaBio e Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, ressaltou, em discurso de abertura do Encontro Fórum Nordeste “A Câmara Federal preserva a cana social”, a importância econômica do setor sucroenergético por empregar quase 1 milhão de pessoas.

O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (4), no Arcádia Boa Viagem, no Recife, e foi organizado pela Novabio com apoio técnico da Folha de Pernambuco e parceria com todos os representantes que compõem a cadeia produtiva da área. O evento prestou homenagem ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e parlamentares pela dedicação ao setor sucroenergético do Nordeste.

O presidente do grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, também participou do evento, no Recife, e destacou a importância de Rodrigo Maia. Segundo o empresário, se não estivéssemos em um regime presidencialista, e sim em um parlamentarista, Rodrigo Maia seria o primeiro ministro do Brasil. Emocionado, Eduardo Monteiro destacou que o papel do presidente da Câmara é importante, e que é preciso coragem para enfrentar os problemas. Em seu discurso, Monteiro afirmou que o etanol poderia ter um preço mais competitivo. Além disso, ele pediu que Rodrigo Maia continuasse com o seu trabalho, e finalizou convidando o deputado para vir outras vezes ao Estado.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, homenageado principal do Encontro Fórum Nordeste fez um discurso de agradecimento pela homenagem. Maia destacou a sua amizade com o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, e fez menções ainda a sua relação com Pernambuco, a história de seus pais que foram exilados do Brasil, criticando o período da ditadura militar.

Maia destacou a importância e necessidade da implantação das reformas no Brasil, e comparou a reforma previdenciária brasileira com a reforma feita no Chile, afirmando que a reforma chilena foi feito em um regime totalitário, enquanto a brasileira está sendo implantada em um regime democrático.

Maia destacou que a produção de um dos setores mais importantes do Brasil, o sucroenergético, não poderia sofrer um impacto tão grande por conta de um decreto, que iria gerar fortes impactos econômicos e na geração de empregos na região Nordeste.

O presidente da Câmara destacou ainda que o grande desafio dos deputados é o de dialogar com a sociedade, de forma que mostrem a sua eficiência e representem a sociedade da forma que gostariam. Maia disse ainda que apesar das diferenças, é preciso um pensamento igual com um diálogo e espaço para reduzir as desigualdades existentes no Brasil.
Renato Cunha destacou que o Congresso tem desempenhado um papel de mudança para uma transformação do Brasil e agradeceu os deputados por terem sido “incansáveis e incondicionais para o desempenho do Nordeste”. Cunha agradeceu ainda o papel de deputados estaduais e de ex-parlamentares. Ao fim da sua fala, no Arcádia Boa Viagem, Renato pediu que fossem agilizados processos legislativos para a venda direta madura, que seja uma medida complementar para beneficiar o setor como um todo.”

O presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Lima, fez o seu discurso cumprimentando o deputado Agnaldo Ribeiro por ter criado o projeto de lei que deu o apoio para que o benefício para o setor sucroenergético nordestino fosse beneficiado. Lima agradeceu a ajuda de Rodrigo Maia em proteger a entrada do etanol no período da safra na região Nordeste e destacou o respeito que a bancada pernambucana tem na Câmara Federal. Ele destacou que a atitude minimiza um efeito danoso e desorganizado do envio do etanol e diz que a concorrência seria desleal no segmento, que já tem a seca como um grande fator que dificulta a atuação. Por fim, agradeceu ao presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também fez um discurso durante o Encontro Fórum Nordeste. Eriberto Medeiros destacou a importância do segmento sucroenergético em Pernambuco, mas que momentos em que a sociedade e o setor agradecem ao parlamentar pelo desempenho que ele teve em defesa do segmento. Eriberto agradeceu o empenho e a dedicação de todos os deputados federais.

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério, destaca que o encontro tem a importância de que Maia receba a gratidão do povo Nordestino. Robério diz ainda que a produção de cana-de-açúcar no nordeste é um grande fator para desenvolvimento da região, e que é importante manter a atividade viva, porque atualmente o atual panorama do setor é de uma atividade pujante. O presidente aponta ainda que a região nordestina presta todo o apoio para que causas nacionais, e que a região sofre com desigualdades que precisam ser reconhecidas e tratadas para que não existam prejuízos para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *