PL quer proibir homens de dar banho em crianças nas escolas

Proposta foi apresentada por deputadas do PSL, como Janaina Paschoal

Janaina Paschoal Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Janaina Paschoal apresentou, com outras deputadas estaduais do PSL, Leticia Aguiar e Valeria Bolsonaro, um projeto de lei que restringe a mulheres a prática de cuidados íntimos de crianças na Educação Infantil, como trocar fralda, dar banho e ajudar a ir ao banheiro.

O texto do PL 1.174/2019 citou o caso de Araçatuba, no interior do estado de São Paulo, onde professores homens foram admitidos em concursos de instituições públicas de ensino infantil. Entretanto, a convivência com homens teria gerado insegurança nas mães dos alunos, que temiam o surgimento de casos de abusos sexuais.

O projeto das parlamentares já foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, segundo o portal UOL. Também foi publicado um pedido de urgência para a votação da proposta.

Pelo PL, homens poderiam exercer funções pedagógicas, esportivas e administrativas.

Críticos afirmaram que a proposta apresenta uma “visão binária e sexista” do papel de homens na educação infantil. No site do Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI) foi publicado um manifesto contra o PL, alegando que a seu texto “reforça o processo de desigualdade de gênero, delineando a exclusão”.

Em sua defesa, Janaina disse que é importante não misturar estações.

– A luta das mulheres sempre foi dividir tarefas em casa. Não vejo essa relação entre o trabalho na creche e na vida doméstica. Acredito que essa lei vai ser muito importante para proteger meninos e meninas – afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *