Morre Maria Antonieta

Em 16 de outubro de 1793, a arquiduquesa da Áustria e rainha da França, Maria Antonieta, foi guilhotinada

Morre Maria Antonieta
Maria Antonieta era considerada o símbolo da futilidade monárquica pela população francesa (Foto: Wikipedia)

Em 16 de outubro de 1793, morre Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e mulher de Luís XVI, rei da França. Ela e seu marido foram condenados pelos revolucionários franceses. Maria Antonieta morreu aos 38 anos.

Filha do imperador e imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico, Maria Antonieta Josefa Joana de Habsburgo-Lorena nasceu em 2 de novembro de 1755, em Viena, na região que atualmente é a Áustria. Com a intenção de estreitar os laços entres as famílias de Bourbon e Habsburgo, casou-se cedo, com apenas 14 anos, com o neto de Luís XV, Luís Augusto de Bourbon, que tinha 16 anos.

Ambos foram coroados a rei e rainha da França em 1774 e Luís de Bourbon ganhou o título de Luís XVI. Inicialmente, Maria Antonieta era admirada pelo povo francês por sua juventude aparente, pelo incentivo às artes e por ter gerado um sucessor homem para o trono (seu segundo filho). No entanto, com o tempo ela passou a ser detestada, inclusive pela própria corte francesa.

Enquanto o reino passava por uma grave crise econômica, o que provocou escassez de alimentos para os franceses, o rei e a rainha conservavam um estilo de vida extravagante. Maria Antonieta inclusive era considerada o símbolo da futilidade monárquica pela população.

Uma história popular conta que a rainha ao receber a notícia de que os franceses não tinham pão para comer teria respondido “se não têm pão, que comam brioches”. Apesar da célebre frase ser atribuída à Maria Antonieta, acredita-se que ela não foi dita por ela e sim que os revolucionários franceses a extraíram de um livro de Jean-Jacques Rousseau (em que uma princesa falou esta frase quando viu o povo faminto) e atribuíram à rainha francesa.

O comportamento da família real diante da situação do reino provocou insatisfação popular e desencadeou na Revolução Francesa de 1789. Temendo qualquer ação violenta contra a família real, o rei e a rainha tentaram fugir para Áutria em 1791. No entanto, foram capturados e a monarquia foi deposta em 1792. No ano seguinte foram julgados e em janeiro de 1793, Luís XVI foi morto na guilhotina. Nove meses depois, Maria Antonieta foi guilhotinada também.

Fontes:
Escola Britannia-Maria Antonieta
History-Rainha Maria Antonieta da França é guilhotinada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *