Folha ataca Bolsonaro e pode sofrer “boicote publicitário”

Jornal publicou reportagem envolvendo Bolsonaro em caixa 2 no PSL

Jornal Folha de São Paulo pode amargar prejuízo Foto: Divulgação

O chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, usou suas redes sociais neste domingo (6) para criticar reportagem da Folha de S. Paulo. Ele sugeriu um boicote publicitário a órgãos que veiculam “manchetes escandalosas”.

Em postagem no Twitter, Wajngarten não cita diretamente a Folha de S. Paulo, mas relata um episódio da campanha de 2018 no qual um empresário teria oferecido recursos a Jair Bolsonaro e o então candidato só teria pedido que ele gastasse “sola de sapato” e “conquistasse votos”.

Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo neste domingo mostra que um depoimento dado à Polícia Federal e uma planilha apreendida em uma gráfica sugerem que dinheiro do esquema de candidatas laranjas do PSL em Minas Gerais foi desviado para abastecer, por meio de caixa dois, as campanhas de Bolsonaro e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ambos filiados ao partido.

Já na rede Instagram, Wajngarten repetiu a postagem e fez comentários.

– Parte da mídia ecoa fake news, ecoa manchetes escandalosas, perdeu o respeito, a credibilidade (e a) a ética jornalística. Que os anunciantes que fazem a mídia técnica tenham consciência de analisar cada um dos veículos de comunicação para não se associarem a eles preservando suas marcas – escreveu.

A Secom é o órgão do governo que define a divisão de verbas publicitárias oficiais para a mídia, e não tem ingerência legal sobre negócios privados. Recentemente, Bolsonaro retirou a obrigatoriedade da publicação de balanços de empresas em jornais impressos.

*Folhapress

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