Médicos retiram sonda de Bolsonaro e voltam com alimentação líquida

Bolsonaro continua recebendo alimentação diretamente na veia

Iander Porcella
Estadão

O presidente Jair Bolsonaro “precisa de plenitude para reassumir a Presidência” e por isso a volta dele ao cargo foi adiada em quatro dias, afirmou nesta sexta-feira, dia 13, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Bolsonaro se recupera no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, de uma cirurgia realizada no domingo, dia 8, para correção de uma hérnia incisional. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, foi retirada a sonda nasogástrica e reintroduzida a dieta líquida. O presidente, no entanto, também continua recebendo alimentação diretamente na veia.

Médico responsável pelo cirurgia, Antônio Macedo  disse que Bolsonaro pode ter alta daqui a três ou quatro dias, caso apresente melhora nos movimentos intestinais e avance nas dietas. “Tiramos a sonda porque a drenagem de ontem para hoje foi bem reduzida”, explicou. O objetivo da sonda nasogástrica, introduzida na terça-feira, dia 10, era drenar ar e líquidos do organismo do presidente para aliviar uma distensão abdominal.

DIETAS – Segundo Macedo, a equipe médica decidiu manter as duas dietas – líquida e venosa – por precaução. “Não entramos com uma dieta completa porque é perigoso aumentar a dieta líquida sem que a gente saiba como o intestino vai reagir. No momento em que se puder aumentar o volume da dieta líquida sem que ele se sinta mal, eu começo a diminuir a nutrição endovenosa.”

O médico explicou que, depois da dieta líquida, Bolsonaro passará para uma dieta cremosa, que, segundo ele, é “a dos potinhos de Nestlé, fácil de engolir e não precisa mastigar nada”. Depois, o presidente terá uma dieta pastosa, que é “mais evoluída e substanciosa do que a cremosa”, de acordo com Macedo. O médico disse, ainda, que a alta poderia vir no momento em que Bolsonaro passar para a dieta cremosa e não precisar mais da alimentação na veia.

“DE MOLHO” – A previsão inicial era que o presidente reassumisse a Presidência nesta sexta-feira. No entanto, nesta quinta-feira, o Palácio do Planalto informou que, por decisão médica, o presidente ficará afastado do comando do País até segunda-feira, 16. “Nós entendemos que para acelerar o processo de recuperação seria necessário um período maior de repouso”, disse Rêgo Barros. O presidente em exercício, até lá, é o general Hamilton Mourão, vice-presidente.

Rêgo Barros reforçou também que Bolsonaro discursará na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 24 de setembro e disse que o presidente colocou o governo federal à disposição para “ajudar no que for necessário” em relação ao incêndio ocorrido ontem no Hospital Badim, no Rio de Janeiro.

BOLETIM –  O boletim médico do presidente, também divulgado nesta sexta-feira, informou que Bolsonaro “tem evolução clínica favorável, sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais”. Ele mantém fisioterapia respiratória e motora e as visitas continuam restritas.

Na quinta-feira, Bolsonaro fez uma breve live pelo Facebook, que durou pouco mais de três minutos. O presidente falou devagar e em tom baixo, parando para tomar fôlego em alguns momentos. Bolsonaro comentou alguns assuntos da semana e mencionou a visita que recebeu do médico Luiz Henrique Borsato, que o atendeu após ele ter sido esfaqueado há um ano, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), do Rio, filho do presidente, estão em São Paulo como acompanhantes e dormem no hospital. Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fazem visitas ao pai. Na segunda-feira, dia 9, Bolsonaro recebeu também a visita do presidente em exercício, general Hamilton Mourão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *