Bolsonaro apresenta quadro clínico estável e comemora cirurgia bem sucedida através da redes sociais

Presidente deve se licenciar do cargo por cinco dias

Dimitrius Dantas e 
Sérgio Roxo
O Globo

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais horas depois de passar por uma cirurgia para retirada de hérnia incisional no Hospital Vila Nova Star em São Paulo. “Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, postou.  Os filhos do presidente também fizeram postagens nas redes sociais afirmando que o pai passa bem. Esta é a quarta cirurgia que Bolsonaro se submete após ter recebido uma facada em Juiz de Fora (MG) em 6 de janeiro do ano passado, durante campanha eleitoral.

Jair M. Bolsonaro

?@jairbolsonaro

– Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!

O procedimento realizado neste domingo durou cinco horas, no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o boletim médico, Bolsonaro apresenta “quadro clínico estável”, ficará em recuperação por cinco dias e deverá ter autorização para viajar em até dez dias, de acordo com o médico Antônio Macedo, cirurgião do presidente. Com isso, o presidente deverá ser liberado para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde ele fará um discurso no dia 24. Segundo o médico, Bolsonaro só terá alta quando puder viajar de avião. Portanto, quando for autorizado, deixará o hospital e irá direto para Brasília.

“Ele está, do ponto de vista clínico e geral, muito bem. Não tem sinal de cansaço”, disse Macedo. Ainda segundo o médico, a cirurgia demorou mais do que o comum porque a equipe não esperava que o intestino do presidente tivesse voltado a se aderir ao tecido abdominal, o que exigiu maior paciência para a correção da hérnia e a introdução de uma tela de polipropileno para auxílio no reforço muscular.

OPERAÇÕES – “O que não pode é correr na cirurgia. Tem que ter calma. Se precisar demorar quatro (horas), demora. Se precisar demorar oito, demora. O importante é ficar bem feito. Normalmente uma hérnia não demora tudo, isso mas não contávamos que o intestino tinha aderido tudo de novo. Tem que ser feito muito devagar, com muito cuidado”, disse o médico. A hérnia surgiu, de acordo com Macedo, em razão do número de operações às quais o presidente foi submetido desde o atentado sofrido em Juiz de Fora há um ano. “Foi mais o número de cirurgias que foram necessárias (a razão do surgimento da hérnia). Houve a laparotomia feita pela equipe em Juiz de Fora, a peritonite e depois a reconstrução do trânsito intestinal. De 2 milhões de laparotomias realizadas nos EUA todo ano. Desses 2 milhões, 200 mil geram hérnia incisional. Então, é um evento razoavelmente prevalente. Por isso que colocamos uma tela para auxiliar o reforço do tecido”, afirmou.

O presidente terá uma dieta líquida nos próximos dias e visitas restritas. Nos próximos cinco dias, o vice Hamilton Mourão assumirá a presidência em seu lugar. De acordo com o porta-voz Otávio Rêgo Barros, o apartamento onde ficará o presidente tem toda a estrutura necessária para que Bolsonaro despache nos dias em que estiver ainda internado no hospital. “A estrutura do hospital é excepcional, temos condições de proporcionar ao presidente o despacho normal não obstante as questões procedimentais médicas”, afirmou. Durante a operação, a família do presidente pôde acompanhar a cirurgia em uma sala lateral com visão direta do procedimento. Segundo Antônio Macedo, dois filhos do presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanharam a cirurgia dessa forma.

ATENTADO – Esse é a quarta operação à qual Bolsonaro é submetido após o atentado a faca sofrido há um ano e dois dias, em 6 de setembro de 2018, antes do primeiro turno da eleição. À tarde, o presidente recebeu a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele ficou cerca de meia hora no hospital. Na saída, disse apenas que Bolsonaro está “muito bem”. No início da noite, o médico do presidente disse que Bolsonaro colocou uma faixa abdominal e deve andar no quarto ainda na noite deste domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *