Hacker desmente Greenwald e diz ter-lhe dado o material que ele atribui a fonte anônima

Resultado de imagem para greenwald

Greenwald ainda alega ter recebido o material de fonte anônima

Carlos Newton

Os repórteres Fausto Macedo e Andreza Matais, do Estadão, informam que Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, preso nesta terça-feira, dia 23, por suspeita de hackear centenas de autoridades, revelou firmou ter dado ao jornalista Glenn Greenwald acesso a informações capturadas do aplicativo Telegram.

A informação desmente o que vem afirmando Greenwald, cujo site The Intercept Brasil, tem divulgado desde 9 de junho mensagens trocadas entre Moro e procuradores da Lava Jato, relativas ao período em que ele era juiz do caso em Curitiba.

FONTE ANÔNIMA – Desde o início das publicações, o jornalista norte-americano vem sustentando que recebeu de fonte anônima o conteúdo das mensagens entre celulares. E a defesa do Greenwald continua afirmando que ele “não comenta assuntos relacionados à identidade de suas fontes anônimas”.

Segundo os repórteres Fausto Macedo e Andreza Matais, a informação de que Walter “Vermelho” relatou ter contato com Greenwald foi confirmada ao Estadão por duas altas fontes da operação. Segundo elas, o hacker disse conhecer o jornalista, mas a reportagem não conseguiu confirmar se presencialmente ou se eles teriam tido apenas contato virtual.

CAUTELA – Os investigadores tratam o relato com cautela, uma vez que o hacker é apontado como estelionatário. Razão pela qual tudo o que ele informar será investigado, especialmente a partir da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do grupo, autorizada pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10.ª Vara Federal de Brasília.

Em resumo, já se sabe que os hackers foram pagos – e muito bem pagos – para fazer o serviço. Agora o chefe da quadrilha revela que entregou a Greenwald o material, que o jornalista continua afirmando ter recebido de fonte anônima. Um dos dois está mentindo. Façam suas apostas, porque logo saberemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *