Nasce Simón Bolívar

Em 24 de julho de 1783, nasce Símon Bolívar, militar venezuelano que lutou pela independência das colônias espanholas na América do Sul

Nasce Simón Bolívar
Bolívar morreu em 1830 de tuberculose (Foto: Wikimedia)

Simón Bolívar foi um militar venezuelano que lutou pela independência das colônias espanholas na América do Sul. Nascido em Caracas no dia 24 de julho de 1783, Bolívar foi peça chave nas revoluções do continente.

De origem aristocrata, Bolívar perdeu a mãe aos três anos e o pai aos nove, tendo sido criado por um tio. Aos 16 anos, foi enviado à Espanha para terminar seus estudos e logo mergulhou na esfera política. Em uma de suas muitas viagens, foi a Paris, onde assistiu a coroação de Napoleão e se aproximou das doutrinas da Revolução Francesa.

Em 1807, voltou à Venezuela e passou a articular a independência do país junto a famílias que eram favoráveis a esse movimento. Buscou formas de concretizar a libertação do país, até que em 1811, o governador espanhol foi oficialmente privado de seus poderes e expulso da Venezuela. Em março de 1811 um congresso nacional se reuniu em Caracas para elaborar uma Constituição. O Congresso Nacional declarou a independência da Venezuela e Bolívar ficou encarregado de proteger Puerto Cabello, um porto no Mar do Caribe a oeste de Caracas, que era estratégico para a guerra. Porém, Bolívar acabou derrotado, o país rendeu-se às forças espanholas mais uma vez e o militar teve de fugir para Cartagena das Índias.

Após tentativas sucessivas de retomar a Venezuela, apresentou o projeto de criação de um estado unindo o seu país, Nova Granada (onde hoje fica a Colômbia), Panamá e Quito (atual Equador). O novo país ficaria conhecido como Grande Colômbia.

Avançou com seu exército, expulsando os espanhóis do continente e formando o seu grande e idealizado país, a que  se juntaram também Peru e Bolívia. Porém, seu sonho não durou muito tempo. Os regionalismos logo trataram de rachar a nação. Com saúde debilitada, Bolívar foi obrigado a se afastar da política. Ele morreu de tuberculose no dia 17 de dezembro de 1830.

BrasilEscola-Simón Bolívar
Uol Educação-Simón Bolívar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *