Nasce Frida Kahlo

Em 6 de julho de 1907, nasce Frida Kahlo, uma das principais pintoras da história do México

Nasce Frida Kahlo
Frida teve uma vida conturbada e marcada por problemas de saúde (Foto: Wikimedia)

Frida Kahlo nasceu em Coyoacán, México, no dia 6 de julho de 1907. Sua vida foi marcada por sucessivos problemas de saúde. O primeiro foi aos seis anos, quando contraiu poliomielite, que deixou uma lesão no pé direito de Frida. Por esta razão ela passou a usar saias longas e calças exóticas que foram uma de suas marcas.

Aos dezoito anos começou a pintar orientada por Fernando Fernandez. Ainda no início de seus trabalhos como pintora, Frida sofreu um grave acidente a bordo de um bonde, que fez com que ela passasse por várias cirurgias e ficasse muito tempo de cama, além de ter tido que usar diversos coletes ortopédicos. Nesse período, a artista produziu inúmeras obras que retratavam sua situação, incluindo A coluna partida.

Em 1928, Frida Kahlo entrou para o Partido Comunista Mexicano e conheceu Diego Rivera, muralista com quem se casou no ano seguinte. Foi muito influenciada pelas obras de seu marido, adotando o estilo Naïf em suas produções artísticas — que comumente fazia menção ao folclore e à arte popular mexicana.

Morou durante três anos nos Estados Unidos, nas cidades de Detroit e Nova Iorque, onde expôs sua obra. Já de volta ao México, abrigou em sua casa Leon Trotski entre os anos de 1937 e 1939. Em 1938 sua obra foi classificada como surrealista por André Breton. “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”, declarou Frida anos mais tarde. E essa era a verdade sobre sua arte.

Expôs também em Paris, na galeria Renón et Colle, em 1939. A artista passou a dar aulas na escola La Esmeralda em 1943, na Cidade do México. Um ano antes de sua morte a cidade organizou, em sua honra, uma importante exposição.

A artista tentou se suicidar por diversas vezes, sua vida particular foi muito conturbada. Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo foi encontrada morta. A causa de sua morte ainda é controversa. O atestado de óbito registrou embolia pulmonar, mas suspeitas de overdose, inclusive proposital, não foram descartadas.

Em 1958, quatro anos após sua morte, a “Casa Azul”, de sua família, foi transformada no Museu Frida Kahlo, que expõe não só as obras da artista, mas também objetos de sua vida particular como fotografias, roupas, livros e documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *