Os Estados Unidos se tornaram independentes

No dia 4 de julho de 1776, é assinada a Declaração de Independência dos Estados Unidos

Os Estados Unidos se tornaram independentes
A vitória na Guerra da Independência pôs fim ao domínio inglês sobre os EUA (Reprodução/Internet)

No dia 4 de julho de 1776, a declaração de independência, redigida por Thomas Jefferson, é assinada pelos colonos do Norte e do Sul do país no Segundo Congresso da Filadélfia caracterizando a independência das treze colônias do domínio inglês. Contudo, tal processo não foi aceito tão facilmente pela Inglaterra.

A Inglaterra, por estar com a economia debilitada por causa da Guerra dos Sete Anos, criou e impôs diversas leis opressoras nas colônias. Uma delas foi a Lei do Chá, que obrigava os colonos a consumirem o chá inglês; a lei do selo que determinava que todo produto teria que ter o selo vendido pelos ingleses e a lei do açúcar obrigando que as colônias consumissem somente o açúcar oriundo das Antilhas Inglesas.

Por conta das leis impostas, os colonos americanos criaram o Primeiro Congresso da Filadélfia. Contudo, essa reunião não tinha caráter separatista, e sim visavam o fim das medidas restritivas impostas pela Inglaterra. Com não conseguiram, as treze colônias realizaram o Segundo Congresso, no dia 4 de julho de 1776, rompendo definitivamente com a metrópole, por meio da declaração de independência.

A Inglaterra não reconheceu tal documento e declarou guerra contra os colonos americanos, caracterizando a Guerra de Independência das treze colônias. O conflito foi vencido pelos Estados Unidos, com o apoio da França e da Espanha.

Fonte:
BrasilEscola-A Independência dos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *