FNDE libera 5,8 milhões para a construção de creches no Recife

Parlamentares pernambucanos articularam a liberação dos recursos

Parlamentares pernambucanos articularam a liberação dos recursosFoto: Divulgação

Recursos para contrução de creches na capital pernambucana foram liberados pelo  Fundo Nacional de Educação (FNDE), na semana passada. Ao todo, 5,8 milhões foram, destinados para criar duas novas unidades: uma no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, e outra em Campina do Barreto, na zona norte da cidade. Os recursos contam com participação do Governo Federal e do Município.

Os recursos foram liberados depois da articulação dos vereadores Rodrigo Coutinho (Solidariedade) e Alcides Teixeira Neto (PRTB), do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) e o secretário de Educação do Recife Bernardo D’Almeida, que estiveram em Brasília para destravar os investimentos. Com as novas creches. mais de 400 crianças de até 6 anos serão beneficiadas nao Recife.

Para o vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal do Recife, a liberação de recursos representa uma conquista significativa para as famílias que serão atendidas. “Sabemos que muitos dos lares brasileiros contam com mulheres como chefes de família. A construção de creches é fundamental para que essas mesmas mulheres consigam ocupar vagas no mercado de trabalho, porque terão onde deixar seus filhos durante o horário comercial”, comenta.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um terço das crianças de 0 a 3 anos que estão em classes sociais mais pobres do Brasil seguem fora da creche por falta de vagas porque não existe vaga ou creche perto delas. Esse problema só atinge 6,9% das crianças de classes mais altas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *