É inaugurada Fundação Nobel

Em 29 de junho de 1900, foi inaugurada a Fundação Nobel, dedicada a financiar, anualmente, cinco grandes prêmios internacionais

É inaugurada Fundação Nobel
Alfred Nobel destinou parte da sua fortuna para a criação da Fundação Nobel (Foto: Wikimedia)

A Fundação Nobel foi inaugurada no dia 29 de junho de 1900, após anos de negociações e disputas acerca do testamento do seu idealizador e financiador, Alfred Nobel. Nobel era um industrial sueco que tornou-se milionário por causa de suas descobertas na área de explosivos, em especial a dinamite, que descobriu em 1866. Com mais de 350 patentes, fundou companhias e laboratórios em cerca de 20 países.

Alfred Nobel morreu em 1896 e, por meio de testamento, destinou parte de sua fortuna para a criação da Fundação. Originalmente, a Fundação Nobel deveria financiar, por ano, cinco grandes prêmios internacionais para aqueles que se dedicassem em prol da paz no mundo e para aqueles que se destacassem em Física, Química, Medicina e Literatura. Os primeiros prêmios foram concedidos em 1901. Em 1969, foi acrescentado mais um prêmio, para as Ciências Econômicas.

Instituições suecas são responsáveis pela escolha dos premiados. Os vencedores recebem uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro. Duas cerimônias de premiação são realizadas anualmente no dia 10 de dezembro, dia do aniversário da morte de Alfred Nobel. Uma acontece em Oslo, na Noruega e a outra, específica para o Prêmio Nobel da Paz, tem como sede Estocolmo, na Suécia.

De 1901 a 2014, foram concedidos 567 Prêmios Nobéis, somando um total de 889 pessoas premiadas. Dessas, apenas 47 são mulheres. Desde da criação da Fundação Nobel, apenas duas pessoas recusaram receber os prêmios: o escritor Jean-Paul Sartre, que recusava homenagens oficiais, e o dirigente vietnamita Le Duc Tho, que escolhido junto com secretário de Estado americano Henry Kissinger pelo seu papel na negociação do acordo de paz no Vietnã, recusou o prêmio devido a situação “que é mantida no Sul do Vietnã pela administração de Saigon e pelos Estados Unidos”.

Fonte:
Nobel Prize-Nobel Prize Facts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *