Começou a Guerra da Coreia

Sem nenhum ganho militar, territorial ou político, quatro milhões de pessoas foram mortas

Começou a Guerra da Coreia
Soldados sul-coreanos marcham para a guerra (Reprodução/Internet)

No dia 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte, inspirada pela revolução vitoriosa liderada por Mao-Tsé Tung  na China, invadiu a Coreia do Sul. Esse conflito foi motivado pela tentativa de reunificar o território, dividido pelos EUA e União Soviética, por meio do acordo Paralelo 38º, em República Democrática da Coreia do Norte e República da Coreia do Sul.

Com a retirada das tropas estrangeiras do território coreano, o Norte começou uma guerra ideológica com o Sul, acirrando as relações entre os dois novos países. O início do conflito foi longo. A ONU decidiu que a ação norte-coreana teria que ser reprimida com tropas internacionais, que atacaram rapidamente o território norte-coreano, em setembro de 1950. Todavia, o apoio chinês à Coréia do Norte mudou o panorama da guerra, pois obrigou que as tropas da ONU recuassem até o paralelo 38º.

Os Estados Unidos, por meio do general McArthur, insatisfeitos com tal recuo, exigiram a concessão de poderes para o uso de armas nucleares. Ao longo dos três anos de conflito, um intenso desgaste das tropas em ambos os lados. Por conta disso, em 1953, começaram diversas rodadas de negociação para pôr fim a guerra. Sem nenhum ganho militar, territorial ou político, quatro milhões de pessoas foram mortas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *