Berlim voltou a ser a capital da Alemanha

No dia 20 de junho de 1991, a principal cidade da Alemanha voltou a ser a capital do país, do Governo Federal e do Parlamento

Berlim voltou a ser a capital da Alemanha
As previsões catastróficas feitas sobre a volta de Berlim ao comando do país provaram-se erradas (Reprodução/Internet)

Dois anos após a queda do muro de Berlim, que dividiu o território alemão em Berlim Ocidental e Oriental, a principal cidade da Alemanha volta a ser a capital do país, do Governo Federal e do Parlamento. Contudo, tal decisão não fora fácil. Legisladores alemães iniciaram um debate, que durou dez horas, para decidir se o título de capital continua com a cidade de Bonn, no Reno, ou volta para Berlim.

A favor de Bonn estava o clima acolhedor da pequena cidade alemã, enraizada no Ocidente. Além disso, para parte da população alemã acreditava que o retorno de Berlim ao posto de capital poderia alimentar fantasmas do militarismo prussiano e com um governo centralizado. Os argumentos que o fortalecimento de Berlim iria estagnar a pequena Bonn. Com 337 votos a favor, o Parlamento alemão decidiu pela mudança de capital da Alemanha reunificada. Apesar de contraintuitiva, todas as previsões catastróficas feitas sobre a volta de Berlim ao comando do país provaram-se erradas.

Veja-Berlim e Bonn, 20 anos depois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *