Napoleão é derrotado em Waterloo

Em 18 de junho de 1815, Napoleão é derrotado no conflito que envolveu França, Prússia e Grã-Bretanha

Napoleão é derrotado em Waterloo
A batalha de Waterloo marcou a derrota definitiva de Napoleão (Wikimedia)

No dia 18 de junho de 1815, Napoleão Bonaparte, grande líder francês, foi derrotado na Batalha de Waterloo, atual região da Bélgica. No início do fatídico ano, Napoleão fugiu do exílio, no qual estava na ilha de Elba, em 26 de fevereiro, e se dirigiu para o sul da França. Ainda com prestígio no país, ele conseguiu o apoio necessário para enfrentar, novamente, Inglaterra, Prússia, Áustria e Rússia.

Napoleão recrutou, às pressas, cerca de 72 mil soldados para combater o exército inglês de 68 mil homens, sob o comando de Arthur Wellesley, o Duque de Wellington. Antes de marchar para a Bélgica, Napoleão conseguiu atingir o contingente de 125 mil soldados e 25 mil cavalos, com o objetivo de impedir a aliança entre ingleses e prussianos.

Ao chegar na cidade belga de Charleroi, o exército francês se dividiu em dois: uma parte enfrentaria os comandados do Duque de Wellington, em Bruxelas e a outra, juntamente com Napoleão, marcharia para Fleuru, para combater os soldados prussianos sob o comando do general Gebhard von Blücher. Os franceses vencem os prussianos, no conflito que ficou conhecido como Batalha de Ligny. Por conta disso, o exército inglês se aproximou de Waterloo. Com as fortes chuvas que caiam sobre a região, Napoleão atrasou o início dos conflitos, e acabou expondo seu plano de ataque.

No meio do dia, começou a batalha de Waterloo. A princípio, os franceses estavam ganhando dos ingleses, chegando a conquistar a fazenda de La Haie Sante, onde estavam concentrados os soldados adversários. Contudo, o exército prussiano chegou em Waterloo para ajudar os ingleses, determinando a derrota definitiva de Napoelão. Derrotado, ele se entregou aos ingleses sendo exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.

Fontes:
InfoEscola-Batalha de Waterloo
Mundo Estranho-Como Napoleão perdeu a guerra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *