Isenção de visto para americanos passa a valer nesta segunda

Decreto de Bolsonaro também isenta de visto cidadãos do Canadá, do Japão e da Austrália

Isenção de visto para americanos passa a valer nesta segunda
Medida passa a valer sem a contrapartida a cidadãos brasileiros (Fonte: Reprodução/Roberto Castro/MTur/Divulgação)

A partir desta segunda-feira, 17, cidadãos dos EUA, do Canadá, do Japão e da Austrália não precisarão mais de visto para entrar no Brasil.

A medida, decorrente de um decreto do presidente Jair Bolsonaro, passa a valer, no entanto, sem a contrapartida a cidadãos brasileiros, que continuarão precisando cumprir todas as exigências para entrar nos quatro países, incluindo entrevistas e pagamento de taxas.

Em março, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou um projeto questionando a dispensa unilateral de visto para cidadãos americanos, canadenses, japoneses e australianos. O projeto está sob a relatoria de Marcel Van Hattem (Novo-RS), que integra a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que é presidida por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Deputados contrários ao decreto de Bolsonaro afirmam que ele “enfraquece o poder de negociação do Brasil em relação às condições migratórias impostas a brasileiros que viajam e migram e favorece países específicos em detrimento da soberania nacional e da proteção de nossos cidadãos”.

A isenção de visto é válida para turistas que permaneçam no Brasil por até 90 dias, podendo prorrogar esse prazo por outros 90 dias. Não será permitido, no entanto, que a estadia ultrapasse 180 dias por ano.

O Ministério do Turismo argumenta que a medida deve ajudar a dobrar a entrada de cidadãos destes quatro países. No ano passado foram 6,6 milhões. A expectativa da Pasta é de que este número chegue a 12 milhões.

Fonte:
Uol – Isenção de vistos para cidadãos dos EUA passa a valer a partir de hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *