Rússia contradiz postagem de Trump sobre Venezuela

Kremlin negou que tenha retirado a ‘maior parte do seu pessoal’ da Venezuela, conforme apontado por Trump em uma rede social

Rússia contradiz postagem de Trump sobre Venezuela
Na Venezuela, Trump apoia Guaidó, enquanto Putin apoia Maduro (Foto: Shealah Craighead/White House)

A presidência da Rússia negou ter ordenado a retirada seus cidadãos da Venezuela, conforme apontou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma postagem feita na última segunda-feira, 3.

No Twitter, Trump escreveu: “A Rússia nos informou que retirou a maior parte do seu pessoal da Venezuela”. A suposta retirada seria um enfraquecimento do apoio da Rússia ao presidente venezuelano Nicolás Maduro. Os Estados Unidos apoiam o líder da oposição, Juan Guaidó, autoproclamado chefe de Estado interino do país.

No entanto, nesta terça-feira, 4, o Kremlin negou a informação divulgada por Trump. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que especialistas russos seguem na Venezuela fazendo a manutenção de equipamentos, conforme o planejado.

“Julgando pela aparência, é uma referência circunstancial a fontes de informação de jornais, porque não houve mensagem oficial sobre isso do lado russo e não poderia haver uma”, apontou.

A postagem de Trump foi feita no dia seguinte em que uma reportagem do Wall Street Journal afirmou, no último domingo, 2, que a estatal russa Rostec, que presta serviços na área de defesa, reduziu o número de pessoas que atuam na Venezuela. No entanto, a companhia estatal disse que o número de funcionários no país sul-americano não muda há anos.

Reuters-Kremlin nega tuíte de Trump sobre suposta retirada da Venezuela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *