O ARDIL DO STJ PARA SOLTAR LULA

Por Sérgio Alves de Oliveira

Até mesmo como  advogado, estou  sentindo  que o Superior Tribunal de Justiça-STJ  ,pela sua 5ª Turma,  está me considerando um verdadeiro idiota  para  acreditar na sua “isenção e imparcialidade”, no julgamento  de hoje (23.04.19) ,de  mais um dentre os  tantos  outros recursos promovidos  pelo meliante Luiz Inácio  Lula da Silva ,condenado e preso em Curitiba,que teve a  sua pena de prisão reduzida  de 12 anos e um mês (TRF-4) ,para 8 anos,  10 meses e 20 dias, num “chute” unânime, impregnado de inexplicável subjetividade, pró-réu. Por que 8 anos,e não 7,9,10 ou 11 anos ?

Ora,se a condenação  de Lula diminuísse para 7 anos,ao invés de 8,como foi,o réu  poderia desde logo passar para o regime semiaberto. Mas daria muito na “cara”. Ficaria “chato” para o tribunal. E se essa “reforma” diminuísse a pena para  9,10 ou 11 anos, Lula ainda teria que passar muito temo nas grades antes do regime semiaberto. Portanto essa dissimulação foi absolutamente ridícula para quem consegue pensar na frente do próprio nariz. Esse tempo de condenação foi “bem calculado”. Para favorecer o réu. E foi o único objetivo.

Os “Superiores” Ministros do STJ  fizeram uma força danada para esconder a simulação que articularam . Se diminuíssem um pouco mais a pena de Lula, ele  poderiaficar livre das grades logo em seguida. Mas daria muito na “cara”essa  falcatrua jurisdicional , e a reação do povo poderia ser violenta.

Mas para que se  evitasse  uma revolta popular, provavelmente calcularam a redução da pena de Lula de modo a que ele ficasse preso por mais cerca de  meia dúzia de meses.  Assim,ele teria  que  ter um pouco  mais de “paciência”, para que se evitassem repercussões negativas  maiores.                                                    .
Ao que consta,com essa redução de pena, ele  poderá migrar para o regime semiaberto,ou mesmo “prisão domiciliar”, como já se cogitou, já em setembro desse ano .Significa dizer que a soltura de Lula está  sendo feita em “doses  homeopáticas”, lentamente,sem “traumatismos”, para enganar “bobos”.

Como a liberdade de Lula andava “rolando” em dois tribunais superiores (STF e STJ),mais parece que teria havido um “acordão” entre políticos e os referidos tribunais. Mas em vista do extremo desgaste do Supremo, mais parece que o trabalho “sujo” de soltar Lula teria sido deixado para o STJ, com menor desgaste perante a opinião pública, porém tão deficiente de moral quanto o “outro”.

E sou capaz de apostar que a soltura de João Temer ,pelo  TRF 2 ,esteja perfeitamente “casada” com a  soltura de Lula. São os tais acordos de “gabinete”. Entre políticos , Ministros e, eventualmente , Desembargadores.   A equação  político-jurídica  poderia ser assim resumida: “Lula solta  Temer e Temer solta  Lula”. Esse foi o “acordão”. Todos os partidos políticos acabaram “ganhando”, e a impunidade mais grotesca  foi a bola da vez. Só quem se “ralou”, uma vez mais, e  para “variar”, foi o povo brasileiro.

Embora não me considere nenhum “nostradamus”, essa falcatrua judicial que está soltando Lula foi  prevista por mim nos mínimos detalhes , no artigo “ O ‘ACORDÃO’ QUE SOLTOU TEMER TAMBÉM LIBERTARÁ LULA  DAS GRADES”. Foi escrito logo após a soltura de Temer.
Por Sérgio Alves de Oliveira – Advogado e Sociólogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *