Morre Charles Darwin

No dia 19 de abril de 1882, morreu Charles Darwin, naturalista inglês que desenvolveu a teoria evolucionista da seleção natural

Morre Charles Darwin
Darwin passou mais de quatro anos viajando pelo mundo observando espécies de animais e vegetais (Foto: Reprodução/Internet)
Charles Darwin foi um dos principais cientistas do século XIX. Especialista em naturalismo e história natural, Darwin desenvolveu a teoria da seleção natural e convenceu a comunidade científica de que os animais evoluíam. O naturalista morreu em 19 de abril de 1882.

Charles Robert Darwin nasceu no interior da Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809, em uma família de boa situação financeira. Em 1825 foi para a Edimburgo, na Escócia, estudar medicina, porém não seguiu a carreira médica. Foi para Cambridge decidido a se tornar sacerdote, quando conheceu o botânico John Stevens, que lhe ajudou a melhorar seu conhecimento de história natural.

Em 1831, Darwin iniciou uma expedição pelo mundo para realizar suas pesquisas. Saiu de Davenport no dia 27 de dezembro com destino inicial à América do Sul. Nos quatro anos de nove meses de viagem, o cientista colheu vários fósseis, amostras geológicas e observou milhares de espécies de animais e vegetais.

Em suas observações encontrou diferenças em animais da mesma espécie que viviam em regiões diferentes, a partir dessas observações formulou sua teoria evolucionista a partir da seleção natural, que só foi publicada em 1859, no livro “A Origem das Espécies”. De acordo com suas ideias, os animais que melhor adaptam suas características ao ambiente, sobrevivem.

Darwin morreu em Kent, na Inglaterra, em 19 de abril de 1882.

Fonte:
UOL-Charles Darwin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *