O que Notre-Dame significa para os franceses

As pessoas choram e rezam ao ver as chamas queimando o teto da Catedral de Notre-Dame, em Paris, França, em 15 de abril de 2019EPA – Observar a catedral em chamas é profundamente perturbadora para os locais

Nenhum outro espaço representa a França como a Notre-Dame.

Seu principal rival como símbolo nacional, a Torre Eiffel, tem pouco mais de um século. A Notre-Dame está acima de Paris desde os anos 1200.

Ele deu nome a uma das obras literárias do país. O romance de Victor Hugo, Corcunda de Notre-Dame, é conhecido pelos franceses simplesmente como Notre Dame de Paris.

A última vez que a catedral sofreu grandes danos foi durante a Revolução Francesa, quando estátuas de santos foram hackeadas por chefes de guerra anti-clericais. O edifício sobreviveu à revolta da Comuna de 1871, bem como duas guerras mundiais, praticamente ilesas.

É impossível exagerar o quanto é chocante ver essa encarnação duradoura de nosso país queimar.

Os habitantes locais não são famosos por sua disposição ensolarada, mas poucos podem caminhar ao longo das margens do Sena, na parte central da capital, sem sentir seu espírito se erguer na imponente cidade de Notre-Dame.

É uma das poucas atrações que certamente fará um parisiense se sentir bem em morar lá.

Como todos os lugares estimados em todos os lugares, não é uma visita de residentes com muita frequência. Nas três décadas que passei em minha cidade natal, não posso ter estado dentro de Notre-Dame mais de três ou quatro vezes – e depois apenas com visitantes estrangeiros.

Existem muitos desses. A catedral não é apenas o local turístico mais popular da Europa Ocidental. Oito séculos após a sua conclusão, também é ainda um local de culto – cerca de 2.000 serviços são realizados todos os anos.

Mas também é muito mais que um site religioso. O presidente Emmanuel Macron expressou o choque de uma “nação inteira” no incêndio. Como disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a Notre Dame é “parte de nossa herança comum”.

Muitos daqueles que vêem como chamas engolfam o edifício estão em lágrimas. Sua consternação é compartilhada por crentes e não-crentes em uma nação onde a fé há muito deixou de ser uma força obrigatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *