Parlamentares britânicos pedem extradição de Julian Assange para a Suécia

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange foi preso em Londres, na última quinta-feira, 11 Foto: HENRY NICHOLLS / Reuters

Assange, sempre altivo, após 7 anos asilado dentro da embaixada

Mais de 70 parlamentares britânicos assinaram uma carta pedindo ao Ministério do Interior do Reino Unido que faça “todo o possível” para permitir o envio de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, à Suécia. Isso caso as autoridades suecas peçam sua extradição por um suposto caso de estupro, antes que ele seja enviado aos Estados Unidos.

Aos 47 anos, Julian Assange foi preso na última quinta-feira, dia 11, na embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado há quase sete anos. Desde então, ele se encontra em uma prisão britânica. Ele foi detido por descumprir condições de liberdade condicional em 2012 e porque há uma solicitação de extradição das autoridades dos EUA.

DENÚNCIA SUECA – A carta dos parlamentares britânicos foi divulgada neste sábado, dia 13. Em sua maioria, por deputados trabalhistas. Eles pedem ao ministro de Interior, Sajid Javid, que priorize um eventual pedido de extradição da Suécia para “investigar adequadamente” uma denúncia de estupro que prescreverá em agosto de 2020.

No documento, os deputados pedem a Javid que defenda as “vítimas da violência sexual” e permita que as acusações sejam devidamente investigadas.

“Não presumimos a culpabilidade, certamente, mas acreditamos que o devido processo deveria ser seguido e a denunciante deveria ver que se faz justiça”, escrevem os parlamentares.

REABERTURA – A advogada da mulher que acusa Assange pediu a reabertura do caso. O Ministério Público da Suécia não descarta reabrir a investigação contra o jornalista e ativista pelo suposto crime sexual.

A investigação original, pela qual a Suécia pedia a entrega de Assange, foi encerrada em 2017, diante da impossibilidade de fazê-la avançar com o ativista refugiado na embaixada do Equador.

A carta dos parlamentares sugere que as autoridades britânicas e americanas sabiam que o Equador iria retirar o asilo político do ativista. “Parece que as autoridades suecas não estavam a par dos planos da detenção de Assange em Londres”, dizem os deputados no documento.

CONSPIRAÇÃO – Os EUA pedem a extradição de Assange, a quem acusam de conspiração com Chelsea Manning — militar presa por acessar e divulgar informações sigilosas que resultaram no escândalo conhecido como Cablegate — para hackear a senha de uma rede de computadores do governo.

Um tribunal em Londres o considerou culpado na última quinta-feira de ter violado as condições de liberdade condicional em 2012, tornando-o passível de ser condenado a uma pena de até 12 anos de prisão.

Deu em O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *