Antoine de Saint-Exupéry, biografia de uma alma nobre

Antoine de Saint-Exupery era escritor e também aventureiro. Ele amava a aviação tanto quanto a literatura. Sua musa foi Consuelo Carrillo, um artista salvadorenho que inspirou o caráter da rosa em sua grande obra, El principito.

Poucas obras literárias no mundo podem ter sido traduzidas para 250 idiomas, incluindo várias línguas indígenas. O principezinho é um dos poucos que conseguiu isso. O autor, Antoine de Saint-Exupéry, incorporou nela uma alegoria de sua filosofia de vida e parte de suas aventuras.

O pequeno príncipe não foi o único trabalho de Antoine de Saint-Exupéry, mas o mais bem sucedido. Muitos não sabem se devem classificá-lo como um trabalho para crianças ou para adultos . Tem precisamente esse charme: pode ser lido de múltiplos pontos de vista.

” O mundo inteiro parte quando vê um homem que sabe para onde está indo .”

-Antoine de Saint-Exupéry-

Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor sensível e maravilhoso, mas também um grande aventureiro . Um amante da aviação e viagens, sedutor e intelectualmente vivo. Ele amava os desafios e algumas vezes ele estava em perigo de morte por causa de sua paixão pelo desafio.

Pequeno príncipe com uma raposa

Uma criança feliz

Antoine era filho do conde Jean de Saint-Exupéry, um especialista em seguros. Sua mãe era Marie de Fronscolombe, uma mulher amorosa de grande sensibilidade artística. O escritor e aviador nasceu em 29 de junho de 1900, na ilha de Riou (França).

A família, claro, estava muito bem. Antoine tinha quatro irmãos: três meninas e um menino. Ele foi o terceiro. Seu único irmão homem morreu de febre reumática quando tinha apenas 15 anos de idade . A cena e o efeito dessa morte foram capturados em O Pequeno Príncipe .

O pai de Antoine de Saint-Exupéry morreu aos 9 anos de idade. Desde então, sua família se estabeleceu no castelo de uma tia. O pequeno Antoine, apesar de tudo, teve uma infância feliz . A família era muito carinhosa e ele adorava a mãe.

Arquiteto, aviador e escritor

Antoine queria entrar na universidade, mas ele não passou no exame. Então ele decidiu se matricular em uma escola de Belas Artes para estudar arquitetura. Em 1921 ele serviu nas forças armadas e lá ele se apaixonou pela aviação.

Entre 1922 e 1926, Antoine de Saint-Exupéry realizou vários ofícios, como representante de uma empresa de transporte de cargas e inspetor de uma fábrica de tijolos. Finalmente, em 1926, ele começou a trabalhar como piloto comercial na Aeropostale e publicou sua primeira história: O Aviador .

Em 1928 ele foi nomeado representante da Aeropostale para a Argentina e se mudou para esse país. Lá ele conheceu o escritor e artista salvadorenho Consuelo Carrillo. Eles foram apresentados por um amigo em comum e foi um daqueles casos de amor à primeira vista. Então, a empresa faliu na América do Sul. Então Antoine de Saint-Exupéry, junto com Consuelo, foi para a França e se casou em 1931.

Antoine de Saint-Exupéry, homem

Em 1919, Antoine de Saint-Exupéry publicou seu primeiro romance, Correo del sur . No mesmo ano de seu casamento, ele publicou Night Flight , seu primeiro grande sucesso literário. André Gidé escreveu pessoalmente o prólogo . Com esse trabalho ele ganhou o Prêmio Femina.

Seu relacionamento com Consuelo começou a ficar tempestuoso . O casamento durou 15 anos, entre separações e sucessivas reconciliações. Tanto ele como ela classificaram o relacionamento como intenso e instável.

O que mais afetou o casamento foram as sucessivas infidelidades de Antoine. No entanto, é claro que Consuelo foi o grande amor de sua vida. O personagem da rosa, em O Pequeno Príncipe, é dedicado a ela.

Pequeno príncipe com sua rosa

Um aventureiro, um sonhador

Em 1935, Antoine de Saint-Exupéry e seu amigo André Prevot tentaram fazer um registro de aviação, voando em tempo recorde de Paris a Saigon. No entanto, o avião apresentou falhas e teve que pousar de emergência no deserto da Líbia. Lá eles estavam à mercê do acaso . No quarto dia, foram ajudados por um beduíno.

Essa experiência no deserto é narrada alegoricamente em O Pequeno Príncipe . Mais tarde, em 1938, ele também queria fazer um registro de voo, desta vez entre Nova York e Tierra del Fuego. Ele sofreu um acidente na Guatemala e estava prestes a morrer. Isso inspirou a obra Terra dos homens.

Com a Segunda Guerra Mundial, Antoine de Saint-Exupéry decidiu se alistar para lutar contra os nazistas. Quando os alemães invadiram a França, ele emigrou para os Estados Unidos. Lá ele escreveu Piloto de guerra e El Principito , em 1943. Ele então se juntou à resistência francesa .

A resistência clandestina encomendou uma operação secreta para a costa francesa. Ele partiu para encontrá-lo em 31 de julho de 1944. No entanto, seu avião foi derrubado por tropas alemãs e desapareceu. Seu corpo foi encontrado em agosto do mesmo ano, mas não foi até 2000 que o avião que ele comandou foi encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *