A beleza de estar bem consigo mesmo

Ser bom consigo mesmo é a arte de tornar sua identidade do seu jeito, não importando o que os outros digam ou pensem. Ninguém é tão atraente quanto alguém que segue sua essência sem ser contaminado pelo convencionalismo.

Não há atração melhor do que a sensação de ser bom consigo mesmo. Não há melhor satisfação do que a obtida depois de navegar nas águas do autoconhecimento para descobrir valores, forças e necessidades. Só então tomamos as melhores decisões, aquelas com as quais nos sentimos livres, realizados e dotados dessa beleza particular que nos torna únicos, autênticos.

O mestre zen Thich Nhat Hanh nos lembra em seus livros que não há pessoa mais bela do que aquela que sempre age em conexão com seu interior. Aquilo que não procura ser aceito pelos outros, mas validado e aceito pelo próprio coração, pela própria essência que nos define. No entanto, poderíamos dizer, quase sem medo de cometer erros, que há muitos que se olham no espelho sem se encontrarem.

É quase como um feitiço estranho. Nós só nos apreciamos quando os outros nos validam, quando outros nos dão um reforço positivo com suas palavras, gestos, comentários e agradecimentos. Se isso não acontece ou não acontece com muita frequência, caímos no abismo da invisibilidade, da não-presença, daquela auto-estima que está gradualmente se desfazendo.

Por outro lado, o filósofo coreano Byung-Chul Han aponta em suas obras que estamos “queimando” no inferno do mesmo. Em seu livro The Expulsion of the Different, ele nos convida a refletir sobre essa mesma ideia. Estamos perdendo a capacidade de valorizar a singularidade de cada um, o que nos torna únicos e excepcionais, aquela marca de identidade que devemos preservar antes de satisfazer outros desejos.

“Acreditando em nossos corações que o que somos é o suficiente é a chave para uma vida mais satisfatória e equilibrada.” -Ellen Sue Stern-

Ser bom consigo mesmo, a arte da verdadeira atratividade

Ser bom consigo mesmo leva tempo, mas quando você faz tudo muda e a própria massa parece ter menos peso. Balastros convencionalidade deixado para trás, como aquelas correntes que muitas vezes colocadas sobre a mente, o coração e os pés em nosso desejo de olhar bem para todos, para não decepcionar, sendo que os outros esperavam.

Quando essa cúspide de desenvolvimento pessoal é alcançada, aquela em que Maslow colocou a auto-realização, o mundo parece diferente. Há uma perspectiva maior para entender as coisas, bem como uma calma interior com a qual viajar através de nossa realidade com maior determinação, resolução e liberdade. Aos olhos dos outros, todas essas virtudes são, sem dúvida, tão atraentes quanto desejáveis.

No entanto, e voltando mais uma vez às teorias de Byung-Chul Han, há um aspecto que devemos levar em conta. Às vezes, nos percebemos como pessoas plenamente realizadas, acreditamos que temos tudo porque subimos ao pico dourado que nossa sociedade marcou para nós. No entanto, em algum outro momento, vamos perceber um pequeno aspecto: não estamos localizados em um pico, mas em um abismo.

Nossa sociedade de consumo e até mesmo nossa educação nos guiam para esse sucesso material e alinhado que nada tem a ver com a realização pessoal. Porque para ser bom consigo mesmo, você deve conquistar outros territórios, outros cenários mais invisíveis e para os quais nem sempre temos as melhores ferramentas.

Falamos, é claro, de dimensões como autoconhecimento, autoestima, amor-próprio, assertividade, capacidade de alcançar, independência emocional…

3 passos para ser bom consigo mesmo

De acordo com um estudo realizado por Ulrich Orth e Ruth Yasemin Erol, da Universidade de Berlim, as pessoas atingiram um nível mais elevado de auto-estima em idades mais avançadas e, mais especificamente, nos anos 60. Por que não alcançamos essa dimensão antes? ? Por que, durante nossa juventude e primeira maturidade, não desenvolvemos esse músculo essencial de nosso desenvolvimento pessoal?

Existem, sem dúvida, muitos fatores, além das restrições que nos limitam e podem nos impedir de ser bons consigo mesmo, há a necessidade de fazer mudanças. Ser pró-ativo para trabalhar neste tendão psicológico excepcional que é a auto-estima e a realização pessoal. Vamos ver, portanto, 3 etapas.

Melhore seu estilo de atribuição

O estilo de atribuição tem a ver com a maneira como nos relacionamos com nossas conquistas ou fracassos. Quando eu recebo alguma coisa, é porque os outros me ajudaram ou porque eu tentei bastante? Devemos tomar as rédeas da nossa realidade e, para isso, devemos reconhecer nossos próprios valores, competências e capacidades.

Cada sucesso ou erro cometido depende apenas da pessoa. Portanto, uma maneira de sermos bons com nós mesmos é sermos capazes de reconhecer o que valemos, o que podemos alcançar, onde estão nossas forças e também nossas limitações.

A única voz que devemos ouvir está dentro de nós

Nosso mundo é habitado por centenas, milhares de vozes. Há aqueles da nossa família, nossos professores, chefes, colegas de trabalho, amigos, casais, as vozes das redes sociais, as modas, as vozes dos supostos especialistas e gurus políticos, o crescimento pessoal …

Entre todos esses sons há um que é frequentemente silenciado: nossa própria voz. Vamos dedicar uma parte da nossa energia para desligar todo esse ruído ambiental de vez em quando para nos ouvir, para nos levar em conta e entender nossas necessidades.

Faça das suas paixões o seu modo de vida

Para ser bom consigo mesmo, siga suas paixões. Não se deixe levar pelos gostos ou conselhos estrangeiros, sintonize-se com a sua identidade e faça das suas preferências, identidade e essência o seu modo de vida. Se guiarmos nosso dia a dia em direção ao caminho que nos acompanha mais, nos sentiremos não apenas mais satisfeitos, mas também mais satisfeitos em todos os sentidos.

Pessoas com esse tipo de coragem, com essa capacidade de abrir seus próprios caminhos, não importa o que os outros digam, são sempre mais atraentes para nós. Porque não há beleza mais deslumbrante do que aquele que deixa de lado as convenções para ser a si mesmo em qualquer momento e circunstância.

fonte:Lamenteesmaravillosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *