Castelo Branco se torna o 1º presidente militar após o golpe de 1964

No dia 11 de abril de 1964, o Marechal Castelo Branco se tornou o primeiro presidente do regime militar, ficando no cargo até 1967

Castelo Branco se torna o 1º presidente militar após o golpe de 1964
Durante a gestão do Marechal Castelo Branco, foram implantados os Atos Institucionais 1, 2, 3 e 4 (Foto: Reprodução/Internet)
O governo militar no Brasil começou no dia 1° de abril após o então presidente, João Goulart, ser deposto. Depois da revolução, eleições indiretas foram convocadas para decidir quem seria o primeiro presidente do novo governo. No dia 11 de abril de 1964, Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito para o cargo máximo do Brasil.

Antes do início do governo de Castelo Branco, os militares adotaram o Ato Institucional n° 1, que deu ao presidente o poder de invalidar mandatos e a faculdade legal de suspender os direitos políticos de qualquer pessoa por dez anos, medida adotada em relação a João Goulart, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.

Durante a gestão de Castelo Branco, o Brasil rompeu relações com Cuba e se alinhou com os Estados Unidos, recebendo apoio econômico, político e militar dos norte-americanos. Esse foi um dos principais objetivos da deposição de Jango, que adotava medidas consideradas socialistas.

No período foram estabelecidas duas leis para regular os limites da sociedade e abrandar a liberdade de expressão: a Lei de Imprensa e a Lei de Segurança Nacional.

Em 1965, foi estabelecido o AI-2 que tornou a eleição presidencial indireta. Os dois atos seguintes, o 3 e o 4, foram estabelecidos ainda durante a gestão do Marechal Castelo Branco, determinando eleições indiretas também em âmbito estadual e municipal e reabrindo o congresso, fechado em 1966, respectivamente.

Castelo Branco saiu do governo em 1967, para seu lugar foi escolhido de forma indireta o Marechal Costa e Silva, contra a vontade do então presidente. Quatro meses após sair da presidência, Humberto de Alencar Castelo Branco faleceu em um acidente aéreo.

Fonte:
InfoEscola-Governo Castelo Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *