Com prefeitura inerte, Rio fica refém da chuva – Editorial

O problema dos moradores em áreas de risco precisa ser resolvido de forma multipartidária, por vários mandatos

Mais uma vez, o Rio mergulhou no caos após uma tempestade. E não foi um caos qualquer. Foi um daqueles para ficar registrado na memória de uma cidade que, infelizmente, guarda muitas  —  e profundas  —  cicatrizes deixadas pelas chuvas. O temporal da noite de segunda-feira, que se prolongou pela madrugada e manhã de terça, pegou as pessoas na volta do trabalho para casa. Matou dez pessoas (até o início da noite de ontem) e expôs uma cidade totalmente despreparada. Como sempre. Nas zonas Sul, Norte e Oeste, os principais corredores de tráfego se tornaram intransitáveis. Pior que isso: adultos, crianças, idosos ficaram ilhados em ônibus, carros, lojas, estações de metrô e BRT, sem ter o que fazer. A não ser esperar horas a fio, ou enfrentar a enxurrada, com suas perigosas correntezas, alguns caminhando quilômetros, com água pela cintura, para tentar chegar em casa ou a algum lugar seguro.

Mais uma vez, o temporal era previsto. Desde a semana passada, sabia-se que, após dias de intenso calor, que lembraram um veranico em pleno outono, com sensação térmica de até 40 graus, chegaria uma frente fria no início desta semana que poderia provocar tempestades. A própria Defesa Civil emitiu boletins, alertando para ocorrência de chuva moderada a forte. Um deles,  por volta das 14h, e outro em torno das 19h, quando a enxurrada já castigava bairros do Rio. E o que a prefeitura fez para pelo menos reduzir os impactos de um fenômeno previsível? Praticamente nada.

Mais uma vez, o que se viu foi um show de incompetência, salvo honrosas exceções como os bombeiros. Cariocas que trabalham e pagam seus impostos foram largados à própria sorte. Todo mundo sabe que a Rua Jardim Botânico vira um rio quando chove um pouco mais forte. Alguém apareceu lá para interromper o tráfego e evitar que as pessoas ficassem ilhadas? Não. Alguém viu agentes da prefeitura, operadores de trânsito, guardas municipais para ao menos atenuar o caos? Não. O Rebouças, um dos principais túneis da cidade, ficou engarrafado. Varios ventiladores não estavam funcionando, deixando o ar irrespirável. Pessoas chegaram a passar mal. Alguma autoridade se preocupou com isso? Não. Havia um plano de contingência para ser colocado em prática? Como a realidade demonstrou, não. Igrejas e lojas que ofereceram abrigo aos “ilhados” fizeram mais que o poder público. A Avenida Niemeyer, onde um deslizamento soterrou um ônibus matando duas pessoas nas chuvas passadas, só foi fechada quando já chovia torrencialmente. Chuva, aliás, que levou mais um pedaço da ciclovia que a Geo Rio recomendara reabrir por ser segura.

Mais uma vez, o prefeito Marcelo Crivella vem com a mesma ladainha. Foi uma chuva atípica, disse ele à TV Globo num pronunciamento tardio. Choveu em quatro horas mais do que toda a quantidade prevista para o mês de abril. Não há dúvidas de que foi uma chuva excepcional, principalmente em algumas regiões da cidade, como o Jardim Botânico. Mas, embora ainda tenha quem não acredite, o aquecimento global e as mudanças climáticas são uma realidade. Fenômenos extremos estão cada vez mais frequentes, no Rio, no Brasil, em todo o mundo. Nos últimos dias, Teresina, no Piauí, ficou debaixo d’água, bem como várias cidades do Nordeste. Será assim. É inexorável. Daí a importância da prevenção, que prefeito e governador parecem desconhecer. A cidade está largada. Galerias entupidas, lixo nas ruas, corte nas verbas de combate a enchentes e contenção de encostas. Na noite de segunda, quando a cidade já estava em estágio de crise, Crivella disse que mais de 20 homens estavam nas ruas. Inacreditável.

Mais uma vez, registram-se mortes por deslizamentos de terra  —  na última chuva, todos os sete óbitos foram causados por quedas de barreira. As moradias em área de risco são um problema histórico do Rio. Cada prefeito trata a questão como se fosse responsabilidade apenas do anterior. É dele também. É preciso tomar decisões estratégicas e suprapartidárias, para que se possa remover essas pessoas ao longo de vários mandatos.

Mais uma vez, o Rio fica refém das chuvas. Este é o fato. Sabe-se que a topografia da cidade, que cresceu espremida entre as montanhas e o mar, contribui para agravar esses fenômenos. Mas, depois de tantas tragédias, como as de 1966 e 1988, que arrasaram a capital fluminense, esperava-se que a cidade tivesse aprendido alguma coisa. Pelo jeito, não. Mais um verão passou,  e a prefeitura não concluiu as obras de desvio do Rio Joana, importantes para atenuar o impacto das cheias na Grande Tijuca. O governador Wilson Witzel manteve-se alheio à tragédia  —  o estado tem muito a fazer em obras de prevenção a enchentes. E o prefeito Marcelo Crivella parece mais empenhado em salvar a própria pele no processo de impeachment aberto pela Câmara.

Mais uma vez, o carioca paga a conta.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *