Winston Churchill renuncia

Em 5 de abril de 1955, Winston Churchill renuncia, pela segunda vez, ao cargo de primeiro-ministro britânico, por estar com a saúde fragilizada

Winston Churchill renuncia
Churchill é um dos mais famosos políticos do período da segunda guerra. Além disso, recebeu o Nobel de literatura de 1953 (Foto: Reprodução/Internet)

Winston Churchill foi um dos mais famosos políticos da humanidade e vencedor do prêmio Nobel de literatura por suas memórias de guerra. Primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, cargo que assumiu em 1940 após a invasão da França pela Alemanha. Renunciou pela segunda vez no dia 5 de abril de 1955 por problemas de saúde.

O político nasceu em 1874, em Woodstock, na Inglaterra. Filho de um nobre com uma americana, Churchill iniciou seus estudos na academia militar, começando a carreira política em 1900, quando foi eleito deputado. Passou por muitos cargos dentro da administração britânica.

Em 1940 assumiu o posto político mais importante do país e o administrou durante toda a segunda guerra mundial. Em 1945, após o fim do conflito, o partido conservador, do qual fazia parte, perdeu as eleições, e ele foi obrigado a renunciar ao seu cargo.

Em 1951 retornou ao posto de primeiro ministro, onde ficou até o dia 5 de abril de 1955, quando abandonou o posto aos 80 anos. Sua saúde estava fragilizada desde 1949, quando sofreu o primeiro infarto. Quatro anos depois teve o segundo, mas ainda assim continuou por mais dois anos administrando o país.

Morreu aos 90 anos, em janeiro de 1965 em decorrência de uma trombose cerebral. Seu livro de memórias “Segunda Guerra Mundial” lhe rendeu o prêmio Nobel de literatura de 1953.

Fonte:
UOL-Winston Churchill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *