Achou um cão abandonado? Saiba o que fazer

achou-um-cao-abandonado--saiba-o-que-fazer

   Praticamente todos os dias nos deparamos com cães e gatos andando nas ruas abandonados. Com a crise aconômica este problema social aumenta. Filhotes, animais doentes, animais velhos ou simplesmente aquele vira lata que nasceu na rua e que poderia viver e morrer nas ruas correndo todos os riscos.

Se você é um daqueles que não consegue continuar o seu caminho sem fazer alguma coisa (alguma coisa de fato e não simplesmente deixá-lo na frente de uma clínica veterinária ou de uma ONG), saiba aqui os primeiros cuidados.

– Muito cuidado no resgate para não se envolver em um acidente de trânsito ou não receber uma mordida: animal de rua pode estar assustado, com dor ou alguma doença que pode passar para o ser humano.

– Não colocar esse animal desconhecido junto com outros animais que, por ventura, você tenha em casa: o animal resgatado deve ficar sob observação.

– Oferecer água e comida e observar como se comporta nas primeiras horas.

– Assim que possível, levar ao seu veterinário de confiança para uma primeira avaliação e cuidados.

– Se ele estiver machucado ou sabidamente doente, procure um veterinário antes de levar para casa. Nesse caso você já vai ter que arcar com os primeiros custos: você não deve pensar que o veterinário tem que arcar com isso sozinho. Se assim o fizer ele fica falido em questão de dias.

– Fazer um exame de sange e fezes, Depois vermifugar de acordo com a orientação do veterinário.

– Dar um belo banho e passar preventivos contra pulgas e carrapatos.

– Depois do tempo de observação, provavelmente, se tiver saudável, poderá ser vacinado e castrado.

– O Médico veterinário é o único que poderá orientá-lo a respeito de dieta, vacinas, medicamentos e exames necessários para que esse novo animal faça parte da sua vida de forma saudável e segura.

Fonte: Petcare.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *