Qual a origem do Dia da Mentira?

Há várias versões para a origem da data, celebrada em 1º de abril. A principal delas aponta para a mudança da data do ano novo ocorrida na Europa em 1582

Qual a origem do Dia da Mentira?

Há muita controversa sobre como surgiu o Dia da Mentira (Foto: Flickr/Creative Commons)

O Dia da Mentira é celebrado todos os anos no dia 1º de abril. Na data, é comum pregar peças contando mentiras a amigos e familiares. Mas qual seria a origem da celebração?

Há muita controvérsia sobre como surgiu o Dia da Mentira, mas historiadores e pesquisadores costumam apontar para algumas hipóteses mais prováveis.

Uma das versões sugere que a data remete a um festival da Roma antiga chamado Hilaria, comemorado todo dia 25 de março em Roma e levado para a Inglaterra após a invasão romana de 43 a.C. A data era celebrada pregando as mais variadas peças, nem mesmo os juízes locais estavam livres delas.

A relação com o dia 1º de abril veio após a Inglaterra substituir o calendário juliano pelo gregoriano, transferindo a data da comemoração da Hilaria para o dia 1º de abril. A brincadeira passou a receber o nome de april fools (abril dos tolos, em inglês), usado até os dias atuais.

O Dia da Mentira também costuma ser relacionado ao festival indiano Holi, ao persa Sizdah Bedar e ao judaico Purim, todos comemorados entre o final de março e início de abril. Embora não sejam associados à mentira, tais festivais envolvem brincadeiras, piadas e pregação de peças entre amigos.

Porém, a teoria mais defendida é que o 1º de abril tenha se originado da mudança da data do ano novo na Europa, ocorrida em 1582. Naquele ano, o Papa Gregório XIII instituiu o calendário gregoriano, que tinha como base novos estudos e cálculos astronômicos.

Com isso, o ano novo, que era celebrado em 25 de março foi transferido para 1º de janeiro. Na época, a circulação de informação era precária e muitos países demoraram a adotar o novo calendário, com as datas de celebrações atualizadas. Aqueles que ainda comemoravam o ano novo na data antiga passaram a ser chamados de april fools.

The Washington Post-A brief, totally sincere history of April Fools’ Day

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *