Paulo Câmara participa da da Caravana da Educação, em Igarassu

O governador Paulo Câmara (PSB) participou da 4ª edição da Caravana da Educação

O governador Paulo Câmara (PSB) participou da 4ª edição da Caravana da EducaçãoFoto: Hélia Scheppa/PSB

O município de Igarassu foi escolhido para receber a 4ª edição da Caravana da educação 2019. O circuito de atividades pedagógicas culturais e esportivas contemplou, nesta quarta-feira (27), a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes da rede estadual e alunos do programa Educação Integrada, parceria entre o Governo do Estado e as redes municipais de educação. A caravana já contemplou as quatro regionais da área metropolitana do Recife e seguirá, agora, para o interior do Estado.

“A educação em Pernambuco vem melhorando, mas o trabalho não pode parar. Ainda temos muito o que fazer. Essas pactuações são justamente para que possamos discutir o que pode ser feito ao longo do ano, o que pode ser melhorado, onde o governo pode ajudar. A gente quer estar muito junto, integrando professor com aluno, oferecendo condições de trabalho e de aprendizado. Tudo isso para que a educação de Pernambuco continue a ser referência no Brasil, como tem sido nos últimos anos”, destacou o governador, que estava acompanhado de sua vice, Luciana Santos (PCdoB).

As ações da Caravana da Educação estão divididas em dois polos, cultural e esportivo, e envolvem centenas de estudantes da rede. Em 2018, a iniciativa movimentou mais de 20 mil gestores e estudantes da Rede Estadual. Na edição de hoje, a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins concentrou o Polo Cultural, com apresentações de carimbó, maracatu, frevo e ritmos da atualidade, além de um tributo ao cantor Michael Jackson e da banda Batuguedes. Já a Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Guerra foi escolhida para receber o Polo Esportivo. No local, os estudantes participaram de atividades como futsal, voleibol, tapembol e zaccaro ball.

Acompanharam o governador durante a visita ao município os deputados estaduais Guilherme Uchoa Jr, Paulo Dutra, Gleide Ângelo, Dulcicleide Amorim e Sivaldo Albino; os secretários executivos de Educação Maria Medeiros, Severino Andrade e João Charamba; o secretário executivo de Esportes Diego Pérez; o secretário executivo da Casa Civil, Antônio Limeira; a prefeita em exercício de Igarassu, Elcione Ramos; além de prefeitos e outras autoridades políticas da região.

Inauguração – Durante visita ao Polo Esportivo, o governador inaugurou a quadra poliesportiva da instituição de ensino. O novo equipamento, que vai beneficiar mais de 950 estudantes, possui área total de 772,40 metros quadrados de cobertura, com dimensões de 32,05m x 24,10m. O investimento total foi de R$ 530 mil. A programação do polo contou também com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma competição olímpica, e Edjunior Bonfim, paratleta da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, que é natural da cidade de Igarassu.

Pactuação – Paralelamente às ações da Caravana da Educação, a ETE Jurandir Bezerra Lins também recebeu a reunião de Pactuação de Metas, uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes. Além de promover o debate de estratégias e prioridades para o ano, a iniciativa oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro, que reuniu todos os gestores escolares da GRE Metropolitana Norte, é realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Educação Integrada – O município de Itapissuma, que integra a GRE Metropolitana Norte, é uma das 15 cidades de Pernambuco contempladas pelo programa de Educação Integrada – iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental ofertado pelas redes municipais de educação. Atualmente, o programa beneficia mais de 70 mil crianças e adolescentes em 385 escolas municipais em todo o Estado.

O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes .O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhou a programação nos polos e conversou com professores e estudantes . – Crédito: Hélia Scheppa/PSB

Em Itapissuma, são 3.090 alunos de 14 escolas atendidas pelo projeto, que tem gerado resultados positivos em avaliações nacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo. Em 2017, o município conquistou a nota 5,1, um ponto a mais que na edição de 2015 (4,1).

Lançada em 2016, a iniciativa inclui ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação de ambientes, fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de uma escola em tempo integral em cada município participante do programa. A expectativa é de que, até 2022, 80 municípios sejam contemplados com a ação, sendo 15 neste ano de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *