César Maia perde direitos políticos e deve pagar multa de R$ 3,3 milhões

César Maia foi condenado em processo por improbidade administrativa Renan Olaz/CMRJ

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão por 8 anos dos direitos políticos do vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (DEM) por improbidade administrativa. A decisão é da juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública da capital fluminense.

A magistrada também determinou o ressarcimento dos cofres públicos em R$ 3.322.617,00.

Segundo denúncia do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), o contrato foi prorrogado diversas vezes com acréscimo de valor e de prazo. Essa demora teria sido proposital, já que a prefeitura queria aguardar o resultado de ações judiciais sobre os modelos de gestão do hospital a ser inaugurado.

No processo, também foram condenados os ex-diretores da RioUrbe Jorge Roberto Fortes e João Luiz Reis, o ex-secretário Municipal de Saúde Jacob Kligerman e o ex-subsecretário de Administração de Finanças Reynaldo Pinto de Souza Braga Júnior. Eles perderam os direitos políticos por 5 anos e foram responsabilizados solidariamente a ressarcir o valor pago à OAS.

César Maia é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele é cotado como pré-candidato ao Senado pelo DEM.

Atualmente, ele é vereador do Rio e foi prefeito da capital fluminense por 3 mandatos (1993-1997 e 2001-2009).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *