570 PÁGINAS DE UM CADERNO DE LEONARDO DA VINCI EM ALTA RESOLUÇÃO

Imagem relacionada

British Library fez a digitalização completa fr um dos cadernos visionários do Leonardo da Vinci, o ‘Codex Arundel’, e qualquer pessoa pode visualizar e explorar o objeto histórico com detalhes surpreendentes de alta resolução.

São 570 imagens em alta resolução que apresentam uma coleção de artigos escritos em italiano pelo multi-homem, seguindo sua escrita espelhada que só se revela diante de um espelho. O caderno  diagramas, desenhos e pequenos textos, cobrindo uma ampla gama de tópicos em ciência e arte, assim como notas pessoais.

O núcleo do caderno é uma coleção de materiais que Da Vinci descreve como “uma coleção sem ordem, tirada de muitos papéis que copiei na esperança de organizá-los mais tarde de acordo com os assuntos que eles tratam”. Foram adicionados posteriormente ao caderno vários outros papéis soltos contendo escrita e diagramas produzidos por Leonardo ao longo de sua carreira.

“O Codex Arundel” oferece um vislumbre de uma das mentes mais brilhantes que a humanidade já conheceu. Além de ser considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, ele costuma ser creditado pelas invenções do pára-quedas e helicóptero, por exemplo. Da Vinci personificava o ideal humanista do Renascimento.  Muitos historiadores e estudiosos consideram Leonardo como o principal exemplar do “Gênio universal” ou “Homem Renascentista”, um indivíduo de “curiosidade inextinguível” e “imaginação febrilmente inventiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *