Maia tenta desmoralizar Moro e diz que ele ‘copiou e colou’ um projeto de Moraes

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

Cheio de si, Rodrigo Maia já se sente no direito de atacar Sérgio Moro

Marcello Corrêa
O Globo com G1

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira que o ministro da Justiça, Sergio Moro , descumpriu um acordo com o governo ao sugerir que o projeto anticrime tramite em paralelo com a reforma da Previdência. Maia também criticou a proposta, dizendo que é um “copia e cola” do projeto apresentado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no ano passado.

“Moro está desrespeitando um acordo meu com o governo. Nosso acordo é priorizar a Previdência. Espero que ele entenda que ele é ministro de Estado. Ele está abaixo do presidente. Eu já disse a ele que esse projeto será posterior à Previdência, só isso” — disse Maia, ao sair de uma reunião com Paulo Guedes no ministério da Economia.

CÓPIA DA PROPOSTA – Ao chegar na Câmara dos Deputados, Maia afirmou que o pacote de Moro é uma cópia da proposta do ministro Alexandre de Moraes, que liderou uma comissão de juristas, que elaborou projeto para combater crime organizado e tráfico de armas e drogas.

Maia acrescentou que os deputados vão analisar o pacote de Moro e a proposta da comissão de juristas de maneira conjunta. Mas que isso vai acontecer, “no momento adequado”, depois de os deputados votarem a reforma da Previdência.

“O projeto é importante. Aliás ele tá copiando o projeto do ministro Alexandre de Moraes. Copia e cola. Então, não tem nenhuma novidade. Poucas novidades no projeto dele. Nós vamos apensar um ao outro. O projeto prioritário é o do ministro Alexandre de Moraes” — declarou o presidente da Câmara.

MORO RESPONDE – Sobre as declarações do presidente da Câmara, Moro afirmou ao site G1 que apresentou, em nome do governo, “um projeto de lei inovador e amplo contra crime organizado, contra crimes violentos e corrupção, flagelos contra o povo brasileiro”. E frisou: “A única expectativa que tenho, atendendo aos anseios da sociedade contra o crime, é que o projeto tramite regularmente e seja debatido e aprimorado pelo Congresso Nacional com a urgência que o caso requer. Talvez alguns entendam que o combate ao crime pode ser adiado indefinidamente, mas o povo brasileiro não aguenta mais”.

Mais cedo, Moro pediu aos parlamentares que se dediquem ao pacote anticrime e anticorrupção e disse que não vê problema que os dois projetos sejam tocados ao mesmo tempo. Ressaltou, no entanto, que cabe ao Congresso a decisão final.

Sobre esta avaliação, Maia foi direto: “Ele (Moro) não é deputado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *