Nasce José de Anchieta

No dia 19 de março de 1534, nasce José de Anchieta, padre e poeta que é considerado o ‘Apóstolo do Brasil’

Nasce José de Anchieta
José de Anchieta veio ao Brasil para participar do processo de catequização dos indígenas durante a colonização (Foto: Reprodução/Internet)
José de Anchi3eta foi um padre e poeta que participou do início do processo de colonização do Brasil. Nascido em 19 de março de 1534, tornou-se padre e veio para o Brasil participar do processo de catequização dos nativos.

Anchieta nasceu na ilha de Tenerife, arquipélago das Canárias. Foi para Coimbra, Portugal, ainda adolescente para estudar filosofia no Colégio das Artes. Entro para a Companhai de Jesus aos 17 anos.

Veio pro Brasil antes de se tornar padre, sua tarefa era catequizar os índios. Ajudou a instituir o Colégio de São Paulo no país, onde aos poucos um povoado se construiu em torno da escola formando o que hoje é conhecido como a cidade de São Paulo, a maior cidade brasileira.

O padre aprendeu o tupi e passou a defender os índios da exploração portuguesa. Participou de muitas missões de paz para conciliar nativos e colonizadores. Ancheita ajudou no combate aos franceses que tentaram estabelecer a França Antarctica, onde hoje é o Rio de Janeiro.

Fundou a cidade de Iritiba, no Espírito Santo, que hoje se chama Ancheita em homenagem ao padre. Viveu na cidade até a sua morte, no dia 9 de junho de 1597, aos 63 anos. Em 1980 foi beatificado pelo Papa João Paulo II e nomeado “Apóstolo do Brasil”. E em 2014 foi canonizado, tornando-se o terceiro santo brasileiro.

Fonte:
InfoEscola-José de Anchieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *