Por que algumas pessoas recordam melhor seus sonhos?

Por que algumas pessoas recordam melhor seus sonhos?

Por que algumas pessoas sempre podem recordar seus sonhos enquanto outras quase não os recordam? Um estudo, publicado pela revista Neuropsychopharmacology, sugere que a atividade de certa parte do cérebro poderia ter a resposta. Nele mostram que a região do cérebro chamada união temporoparietal registra mais atividade espontânea entre as pessoas que recordam seus sonhos regularmente, em comparação com as pessoas que raramente recordam.

Ao examinar a atividade cerebral espontânea de 41 pessoas através de tomografia por emissão de positrons, enquanto dormiam e enquanto permaneciam acordados, a metade dos voluntários recordava em média cinco sonhos à semana, enquanto a outra metade conseguia recordar mal um par de sonhos ao mês.

Os pesquisadores descobriram que a atividade espontânea do cérebro no córtex pré-frontal médio e na união temporoparietal era mais alta tanto no período de sono como na vigília para os que eram bons para recordar seus sonhos. A união temoroparietal é conhecida por desempenhar um papelimportante no processamento de informação tanto do corpo quanto de estímulos externos.

As descobertas surgem logo após que a mesma pesquisadora, Perrine Ruby do Centro de Pesquisa em Neurociências de Lyon, mostrou que as pessoas que podem lembrar seus sonhos são em geral indivíduos mais alertas e seus cérebros registram níveis mais altos de reação ante o ruído e outros estímulos durante o sono e enquanto estão acordados.

A pergunta, sem resposta por enquanto, é então: uma maior atividade na união temporoparietal do cérebro é a causadora ou é a consequência de estarmos mais conscientes do desenvolvimento de nossos sonhos?

ndig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *