Confira o que abre e fecha durante o Carnaval no Grande Recife

Com a folia tomando conta dos bairros do Grande Recife, alguns serviços ficam suspensos e outros funcionam em horários reduzidos

A folia toma conta de cada esquina do Grande Recife do sábado até a quarta-feira de Cinzas / Foto: Reprodução/Instagram/ Prefeitura de Olinda

A folia toma conta de cada esquina do Grande Recife do sábado até a quarta-feira de Cinzas
Foto: Reprodução/Instagram/ Prefeitura de Olinda
Na animada festa de Momo, que começa neste sábado (2) e vai até a quarta-feira (6), o Grande Recife vira festa em cada esquina. Com isso, alguns serviços passam a funcionar em horário especial e outros ficam suspensos. Confira abaixo o que abre e fecha durante os dias de Carnaval:

Shoppings

RioMar

A mudança no horário começa no sábado, quando as lojas, praça de alimentação e lazer passam a funcionar das 9h às 19h. No domingo, segunda e terça, as lojas estarão fechadas, com exceção da Le Biscuit, Centauro, Lojas Americanas e Supermercado Perini, que funcionam das 12h às 21h. Neste mesmo horário também estarão abertas as praças de alimentação e lazer. Na quarta-feira de Cinzas, onde também é feriado da Data Magna, o RioMar abre das 12h às 22h com funcionamento completo.

Plaza Shopping

A partir das 10h do sábado, as lojas, praça de alimentação e Game Station estarão abertas, e estendem o funcionamento até as 19h. Com exceção da Americanas, que abre uma hora mais cedo, às 9h.

Entre o domingo e terça todas as lojas ficam fechadas, exceto a Americanas (12h às 20h). O cinema também abre todos os dias durante o carnaval, conforme programação e horário dos filmes.

Shopping Recife

No sábado tudo funciona das 9h às 19h. Como a maioria dos outros estabelecimentos, do domingo à terça, as lojas fecham, mas permanecem em funcionamento as praças de alimentação e lazer, das 12h às 20h. Na quarta o  shopping abre das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Na sexta-feira o shopping já começa fechando mais cedo, às 18h; abre às 9h. No sábado e domingo é fechado. Já na segunda e terça, apesar das lojas permanecerem sem funcionamento, o Game Station abre das 11h às 21h, e o cinema segue a programação normal. A praça de alimentação tem funcionamento facultativo, das 12h às 19h. Na quarta todo o mall abre das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

No sábado, o shopping inicia o funcionamento às 9h, exceto o Hiper Bompreço, que abre uma hora mais cedo, às 8h. As lojas e quiosques ficam abertos até as 17h. Já a Praça de Alimentação e Game Station têm o horário estendido até as 20h.

No domingo, segunda e terça, as lojas e quiosque ficam fechados. O Hiper Bompreço, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem todos esses dias, das 9h às 18h –  apenas no domingo ficam com horário estendido até às 20h. Nestes mesmos dias, as praças de alimentação e de eventos abrem sempre das 12h às 20h.

Na quarta-feira os horários mudam, apesar de continuar sendo feriado: lojas, quiosques, praças de alimentação e Game Station começam a operar a partir do meio dia e ficam abertos até as 21h. O Hiper Bompreço começa a funcionar mais cedo, às 8h e vai até as 22h30.

O cinema opera das 14h às 22h30 do sábado à quarta-feira.

Shopping Guararapes

O mall começa a funcionar às 9h do sábado. As lojas fecham às 19h. A praça de alimentação e Game Station funcionam até as 20h. Já no domingo até a terça-feira todas as lojas estarão fechadas. Funciona apenas a praça de alimentação, das 12 às 20h; e Game Station, das 12h às 21h. Na quarta todos os serviços ficam disponíveis a partir do meio dia até às 21h. O cinema funciona de acordo com a programação dos filmes.

Paço Alfândega

Em todos os dias do Carnaval as lojas do shopping ficam fechadas. Funcionam apenas a praça de alimentação e quiosques que vendem adereços carnavalescos, sempre das 12 às 22h. Na quarta-feira este serviço encerra mais cedo, às 20h, e as lojas permanecem fechadas.

Shopping Patteo Olinda

Nos dias de folia, todas as operações de compras, serviços, alimentação e lazer estarão funcionando em horário especial. No Sábado de Zé Pereira, o shopping abre das 9h às 22h; já do domingo até a quarta-feira de cinzas, o funcionamento será das 12h às 21h.

O Shopping Patteo  contará com o serviço de estacionamento especial para foliões durante todos os dias de carnaval. Para deixar o carro estacionado no local, é preciso pagar uma taxa única, diária, de R$ 7 para carro, e de R$ 5 para moto. O serviço fica disponível 24h do sábado à terça-feira.

Paulista North Way Shopping

O sábado de Zé Pereira altera o funcionamento do mall. As lojas e praça de alimentação funcionam das 9h às 19h. Áreas de lazer, como o Parks Games, abrem um pouco mais tarde, ao meio dia, mas também encerram às 19h.

Domingo, segunda e terça as lojas fecham. Ficam abertos, das 12h às 21h, a praça de alimentação, área de lazer, Lojas Americanas e Le Biscuit. No feriado da quarta-feira o mall abre das 12h às 22h.

Lojas do Centro do Recife

Todas as lojas do Centro da cidade ficam fechadas durante o carnaval, já que o local é um dos principais pontos da folia. Já na quarta, o funcionamento do comércio é facultativo, podendo abrir ou não de acordo com cada administração.

Mercados e Feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do Carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado e na segunda-feira, todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h.

No entanto, no domingo, na terça-feira e na quarta de Cinzas , funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista na terça-feira, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado até a terça-feira. O funcionamento volta ao normal na quinta-feira, das 8h às 18h.

Bancos

Na sexta-feira (1), os bancos funcionam em horário normal, das 10h às 16h. No período do Carnaval, a partir do sábado, as agências estarão fechadas, inclusive na quarta-feira de cinzas. Os bancos reabrem na quinta-feira (7).

Saúde

Durante todo este feriadão de Carnaval, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira.

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará sábado e domingo, das 8h às 12h, para os moradores do Recife que já estão em tratamento. O serviço será retomado na quinta-feira.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

Compesa

Durante as festividades do Carnaval, as Lojas de Atendimento da Compesa não funcionarão, exceto as unidades de Itamaracá e de Pau Amarelo, em Paulista. As lojas em todo Estado encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira, e permanecem fechadas até a quarta-feira.

Apesar do recesso, uma equipe de plantão estará escalada para atuar em situações emergenciais. As atividades voltam ao normal na quinta-feira.

Neste período os clientes poderão contar com o serviço de atendimento pelo call center que funciona 24 horas por dia. As reclamações sobre extravasamento de esgoto e vazamentos devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195.

As Lojas de Atendimento de Itamaracá e de Pau Amarelo funcionarão no horário das 8h ao meio-dia, no sábado; e das 8h às 17h, no domingo e segunda-feira, com intervalo entre meio dia e 13h. Apenas a unidade de Itamaracá funciona na terça-feira, no mesmo horário; na quarta-feira não funcionará. Já a Loja de Pau Amarelo estará fechada na terça e na quarta.

Pela quantidade de turistas que se deslocam para estas praias, a companhia dará suporte no abastecimento de água dessas localidades com carros-pipa.

Ciclofaixas e Academias do Recife

As 19 Academias Recife funcionam até a sexta-feira (1) e ficam fechadas entre os dias 2 e 6 de março, retomando o expediente na quinta-feira (7). Já a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada no próximo domingo. O percurso de 36,5 km estará de volta no domingo pós-folia, dia 10 de março.

Parques

O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, não estará funcionando durante o período carnavalesco. A partir deste sábado (2), o equipamento suspenderá suas atividades devido às festividades da data. O Econúcleo retoma seu funcionamento normal na próxima quinta-feira (07), das 9h às 17h.

O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, também não funcionará durante a festa de Momo. O Jardim retoma seu funcionamento na próxima quarta-feira (6), das 9h às 15h30, para visitação.

Atendimento à Mulher

Durante o Carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector estará funcionando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, no Recife Antigo. As equipes multidisciplinares estarão atendendo e acolhendo mulheres em situação de violência das 18h às 2h da manhã.

Na quinta-feira, o Centro volta a funcionar na sua sede. O telefone do Liga, Mulher (0800 281 0107) também funcionará na Central da Mulher, das 18h às 2h da manhã. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

Bibliotecas Municipais

As Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela funcionam nesta sexta até as 13h. De 02 a 06 de março estarão fechadas.

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Soledade e Rio Branco funcionam até às 12h da sexta e reabrem na quinta-feira. A agência de Afogados estará fechada na sexta e reabre na quinta.

Expresso Cidadão

Os Expressos Cidadão funcionam normalmente nesta sexta-feira, e fecham do sábado até a quarta-feira, retornando às atividades na quinta.

Haverá funcionamento diferenciado nesta sexta-feira apenas para os Expressos da Boa Vista, Olinda (Centro da Moda, em Peixinhos) e Cordeiro (Parque de Exposições): No Cordeiro, o atendimento ao público será feito das 7h30 às 10h30 e das 16h às 19 horas. A unidade da Boa Vista estará aberta das 8h às 18h, enquanto que o Expresso Cidadão de Olinda funcionará das 7h30 às 10h30 e das 14h às 17 horas.

Procon

Durante a folia momesca, o Procon Recife funcionará na Central do Carnaval, das 16h à meia-noite, na Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Recife Antigo.

A sede e os postos avançados do Compaz Ariano Suassuna e do Compaz Eduardo Campos estarão fechados e voltam a funcionar na quinta-feira, das 8h às 13h.

jc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *