Morre, aos 94 anos, o diretor de ‘Cantando na chuva’, Stanley Donen

Além de Gene Kelly, cineasta trabalhou com estrelas como Cary Grant, Fred Astaire e Audrey HepburnGene Kelly em cena do filme 'Cantando na chuva' Foto: ReproduçãoGene Kelly em cena do filme ‘Cantando na chuva’ Foto: Reprodução

Morreu neste sábado o cineasta americano Stanley Donen, aos 94 anos, diretor do clássico “Cantando na chuva” (1952), estrelado por Gene Kelly. A notícia foi confirmada por sua família através das redes sociais.

Donen nasceu em Columbia, na Carolina do Sul, em 1924. O realizador conheceu Kelly quando trabalhava como dançarino na Broadway. Mais tarde, ambos foram coreógrafos em Hollywood, onde assinaram a direção de “Um dia em Nova York” (1949), que contava com Frank Sinatra como um dos protagonistas, ao lado do próprio Kelly.

Outras estrelas da era de outro do cinema americano dirigidas por Donen foram Cary Grant, com quem fez quatro filmes (“O beijo da despedida”, “Indiscreta”, “Do outro lado, o pecado” e “Charada”), Deborah Kerr, Audrey Hepburn e Fred Astaire (com os dois últimos, realizou “Cinderela em Paris”).

O filme que marcaria sua carreira, contudo, foi mesmo “Cantando na chuva”, dirigido a quatro mãos com Gene Kelly. Numa entrevista para o “New York Times” em 1996, o cineasta afirmou que o colega não era fácil: “Como artista, o Gene está em as maravilhas do século XX… O que eu não gostava era seu jeito por trás das telas. Ele podia ser muito difícil comigo e com todo mundo. Era sempre uma colaboração complicada”, disse.

Stanley Donen recebe o Oscar honorário por sua carreira, em 1997 Foto: Sam Mircovich / Reuters
Stanley Donen recebe o Oscar honorário por sua carreira, em 1997 Foto: Sam Mircovich / Reuters

Em 1997, Donen recebeu das mãos de Martin Scorsese — até então também não agraciado com uma estatueta de melhor direção, que viria apenas em 2007, por “Os infiltrados” — um Oscar honorário por sua carreira.

No seu discurso de agradecimento, o diretor foi sucinto: “Nesta noite, as palavras parecem inadequadas. Nos musicais, seria quando colocaríamos uma canção”, disse Donen, que se apaixonou pelo gênero que lhe deu fama aos nove anos, quando assistiu a “Voando para o Rio” (1933), estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

Seu último longa foi o fracasso comercial “Feitiço do Rio” (1984), que trazia Michal Caine como protagonista.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *