A fascinação do entusiasmo

O encanto do entusiasmoResultado de imagem para O encantamento do entusiasmo

     Gosto muito da palavra “entusiasmo”. Estar entusiasmado com alguma coisa implica em se comprometer com esta coisa, se entregar de coração, ser coerente, enfim, estar inteiro na contingência. A palavra entusiasmo vem do grego e significa “sopro divino” ou “ter os deuses dentro de si”. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse “entusiasmado” por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de produzir a melhor colheita. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

No mundo de hoje, nas relações amorosas, nas amizades, no trabalho, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

Só há uma maneira de ser entusiasmado: é se comportar entusiasticamente! Se esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova vida e a nova visão da vida. Só o comportamento do entusiasmado muda os sentimentos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *