Todos os mamíferos marinhos têm plástico no organismo, diz pesquisa

Foca presa em pedaço de plástico (Foto: Pixabay/Creative Commons)

Novo estudo com mamíferos marinhos mortos na costa da Grã-Bretanha mostra que todos os animais haviam ingerido microplásticos. Os pesquisadores analisaram o sistema digestivo de 50 bichos de 10 espécies de golfinhos, focas e baleias.

O relatório da análise, publicado na Scientific Reports, mostra que pedaços de plásticos com menos de 5 milímetros de comprimento foram encontrados em todos eles. Geralmente, o maior número foi registrado nos estômagos desses animais.

“É chocante, mas não surpreendente, que todos os animais tenham ingerido microplásticos”, comentou Sarah Nelms, em comunicado. “O número de partículas em cada animal foi relativamente baixo. Uma média de 5,5 partículas por bicho, sugerindo que o plástico eventualmente passa pelo sistema digestivo ou é regurgitado.”

A maioria das partículas era fibras sintéticas que vêm de roupas, redes de pesca, escovas de dente e outros produtos feitos de náilon. Outros fragmentos quebrados vinham de pedaços maiores, como embalagens de alimentos e garrafas plásticas.

No geral, os animais morreram de várias causas. Embora os pesquisadores observem que os alguns morreram de doenças infecciosas, eles não podem “tirar conclusões firmes sobre o significado biológico” da presença de microplásticos.

Os mamíferos marinhos são bons sentinelas de como os humanos impactam o meio ambiente. Um estudo de 2018 descobriu que os microplásticos estão crescendo na dieta alimentar marinha – desde pequenos animais, como caranguejos e mexilhões, até espécies predadoras, como focas e baleias – por meio do processo de transferência trófica.

Cienistas afirmaram ter encontrado microplásticos em quase todas as espécies de animais marinhos observados, “desde pequenos zooplâncton até ictioplânctons, tartarugas, golfinhos, focas e baleias”.

“Esta pesquisa fornece mais evidências de que precisamos ajudar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos liberados em nossos mares e manter oceanos limpos, saudáveis ??e produtivos para as gerações futuras”, disse Penelope Lindeque, chefe do grupo de pesquisa Marine Plastics no Laboratório Plymouth Marine, no Reino Unido.

A comunidade científica ainda não está certa sobre os efeitos que os plásticos – e os produtos químicos contidos neles – têm sobre os animais. Análises anteriores indicaram que os mamíferos marinhos que confundem microplásticos com alimentos têm um risco muito maior de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *