É grave a crise! Ford fecha a fábrica de São Bernardo e demite 2,8 mil trabalhadores

Resultado de imagem para desmontadora charges

Charge do Bruno Galvão (Arquivo Google)

Deu em O Tempo

A Ford Motor Company anunciou nesta terça-feira (19) que acabará com a fábrica de caminhões pesados ??comerciais na América do Sul, que afetará diretamente postos de trabalho da empresa no Brasil. A empresa informou que deixará de produzir na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, neste ano, encerrando as vendas da linha Cargo, F-4000 e F-350 – junto com o carro médio Fiesta – assim que os estoques forem vendidos.

A decisão de sair do pesado negócio de caminhões comerciais ocorreu após meses de busca de alternativas viáveis, incluindo possíveis parcerias e a venda da operação, informou a Ford.

GRANDE IMPACTO – “Sabemos que essa ação terá um grande impacto sobre nossos funcionários em São Bernardo e estaremos trabalhando de perto com todos os nossos stakeholders nas próximas etapas”, disse Lyle Watters, presidente da Ford da América do Sul.

A decisão segue outras iniciativas recentes no redesenho em curso da região da América do Sul, incluindo redução dos custos administrativos e salariais em toda a região em mais de 20% nos últimos meses.

O encerramento da fábrica da Ford em São Bernardo, que ocorrerá ao longo de 2019, representa a demissão de 2,8 mil trabalhadores, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

DESPESAS – A Ford informou que estima despesas não recorrentes de US$ 460 milhões em razão da decisão anunciada nesta terça-feira, 19, de encerrar as atividades no ABC.

A fábrica é a mais antiga em operação da montadora no Brasil. A montadora disse que a decisão faz parte de um esforço para voltar a lucrar na América do Sul. Em balanço referente ao ano passado, a Ford apresentou prejuízo de US$ 678 milhões na região

A fábrica de São Bernardo era responsável pela produção de caminhões da montadora. (Com Estadão Conteúdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *