Morre Fiódor Dostoiévski

Considerado um dos maiores escritores da história da literatura russa, Dostoiévski morreu no dia 9 de fevereiro de 1881

Morre Fiódor Dostoiévski
Em 1844, abandonou a vida militar para se dedicar exclusivamente à literatura (Foto: Wikimedia)
Fiódor Dostoiévski nasceu no dia 11 de novembro de 1821, em Moscou, Rússia. As obras do escritor russo abordavam temas como comportamentos patológicos dos seres humanos que levam à depressão e ao suicídio, as grandes tragédias, as condições de vida dos mais pobres e a sociedade do século XIX. Entre suas obras destacam-se: “Crime e Castigo”, “O Idiota”, “Os Irmãos Karamazov” e “Memórias da Casa dos Mortos”. Considerado um dos maiores escritores da história da literatura russa, o romancista era conhecido pela sua escrita inovadora.

Ele perdeu os pais, Mikhail Dostoiévski e Maria Feodorovna, ainda jovem. A mãe faleceu em decorrência de tuberculose. A morte do pai é um mistério, alguns estudiosos afirmam que ele foi morto pelos próprios servos, outros que morreu após um acidente vascular cerebral.

Na adolescência, Dostoiévski mudou-se para São Petersburgo para estudar engenharia numa escola militar. Após terminar o curso de engenharia, iniciou carreira no exército. Em 1844, abandonou a vida militar para se dedicar exclusivamente à literatura.

Em 1849, Dostoiévski foi preso por participar de reuniões subversivas e condenado à morte. Antes da execução teve sua pena comutada e foi condenado a cinco anos de trabalhos forçados na Sibéria, onde permaneceu até 1854. Em 1857, casou-se com Maria Dmitrievna Issaiev. Dez anos depois, já viúvo de Maria, casou-se com Anna Grigórievna.

Dostoiévski morreu em São Petersburgo, no dia 9 de fevereiro de 1881, de uma hemorragia pulmonar associada com enfisema e ataque epiléptico. Enterrado no Cemitério Tikhvin, dentro do monastério Alexander Nevsky em São Petersburgo, seu funeral foi assistido por cerca de sessenta mil pessoas.

Fontes:
L&PM-Dostoiévski
Uol-Fiódor Dostoiévski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *