Jardim Secreto, no Poço da Panela, inaugura primeiro Transplante Urbano do Recife

O Jardim, onde antes funcionava um lixão, recebeu uma praça inteira que estava exposta na Casa Cor 2018.

A praça estava exposta na Casa Cor Pernambuco 2018. De lá, foi adaptada e transplantada para o Jardim  / Foto: Divulgação

A praça estava exposta na Casa Cor Pernambuco 2018. De lá, foi adaptada e transplantada para o Jardim
Foto: Divulgação
Localizado às margens do Capibaribe, um espaço verde tem mudado a rotina dos moradores e o visual do bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife. O Jardim Secreto, como foi chamado, existe há dois anos e, neste domingo (10), será reinaugurado. O lugar, onde antes ficava um lixão, atualmente abriga dezenas de espécies de plantas, flores e até horta comunitária. O evento será em comemoração ao primeiro Transplante Urbano do Recife, ação que consistiu na realocação de uma praça – exposta na Casa Cor Pernambuco 2018 – para o Jardim.

O espaço, que conta com bancos, lixeiras, bicicletário e área com carregadores abastecidos com energia solar, foi doado pela Concrepox Artefatos. Depois da doação, a praça foi adaptada para ser montada no Jardim Secreto. A implementação foi feita em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. “A praça estava exposta na Casa Cor com um conceito de modelo para a cidade e aí surgiu essa provocação de por que não transplantar isso para a cidade? E deu muito certo. Estamos consolidando o protagonismo do cidadão como uma política pública. Essa inauguração é uma forma de reconhecer a conquista desses moradores, que é um modelo que deve ser seguido e dialoga com o futuro da cidade”, registra o secretário de Urbanismo e Inovação do Recife, Tullio Ponzi.

O Jardim está em constante adaptação e todo o trabalho é feito pelos próprios moradores. Todos os sábados tem mutirão de limpeza do local e reunião do Coletivo. Para quem vive lá, a mudança na relação com o espaço é perceptível. “Ele tem trazido frutos em dois aspectos. No social, está proporcionando a convivência e aproximação dos moradores do bairro e, quanto à natureza, representa a transformação de um lixão em um jardim lindo, com plantas, frutas, ervas… Mudou a forma como o bairro é visto”, relata a arquiteta Bárbara Kreuzig.

No início deste mês a área recebeu postes da Emlurb, o que possibilita a ida ao local também durante a noite. Futuramente, o Coletivo pretende instalar um parque infantil para que o espaço fique ainda mais atrativo para as crianças, que já são frequentadoras assíduas do Jardim.

Programação

No domingo, a inauguração do novo espaço será feita com muita animação. A festa começa às 10h, com abertura da Feira Livre do Poço. Ao longo do dia haverá música com DJs, apresentações artísticas – performances, artes marciais e coco com índios Kukurus – e a inauguração oficial, às 15h. O evento deve seguir até as 20h. O Jardim Secreto fica às margens do rio, na Rua Marquês de Tamandaré, no Poço da Panela.

GALERIA DE IMAGENS

Jardim Secreto recebe primeiro Transplante Urbano do Recife
Legenda
  • Divulga%E7%E3oDivulga%E7%E3oDivulga%E7%E3oDivulga%E7%E3o

Deixe uma resposta