Geólogo da Vale recebeu e-mail sobre as alterações na barragem, 15 dias antes

Resultado de imagem para Cesar Augusto Paulino Grandchamp

Depoimento comprova que as mortes poderiam ter sido evitadas

Mateus Coutinho e Bela Megale
O Globo

O geólogo Cesar Augusto Paulino Grandchamp, da Vale, admitiu em depoimento à Polícia Federal (PF) que recebeu no dia 10 de janeiro um e-mail constatando anormalidade na leitura de um dos piezômetros, equipamento que mede a pressão nas barragens de rejeitos, da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O rompimento da estrutura, 15 dias depois, causou a morte de ao menos 157 pessoas. De acordo com o geólogo, não é “normal” que até o dia 25 de janeiro, quando ocorreu a tragédia, nenhuma providência tenha sido adotada pela mineradora.

“Que recebeu a leitura de um piezômetro que estava com anormalidade do dia 10/01/2019, em sua caixa de e-mails, sendo que a mensagem dava conta de que estavam analisando qual era o problema; que não é normal que uma leitura dessa, feita no dia 10, chegue ao dia 25 sem que alguma avaliação e providência efetiva seja adotada”, diz a transcrição do depoimento.

UM DOS PRESOS – Grandchamp foi um dos três funcionários da Vale presos na semana passada no âmbito da investigação que apura os culpados pelo rompimento da barragens de Brumadinho. Ele foi solto nesta quinta-feira, dois dias após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A PF já identificou trocas de e-mails entre funcionários da Vale e da empresa TÜV SÜD (que emitiu o laudo atestando a segurança da estrutura) que mostram que a mineradora já havia constatado as irregularidades dias antes do incidente.

O geólogo foi o primeiro funcionário da Vale a confirmar que recebeu e-mail informando sobre anormalidade nas medições da barragem. Ele disse ainda que não era o responsável pela área e nem tinha conhecimento técnico para conduzir o assunto, mas que os dados dos medidores foram encaminhados à Gerência de Geotecnia da Vale.

CONSULTOR – O e-mail do dia 10, de acordo com Grandchamp, teria sido o primeiro enviado automaticamente pelo piezômetro e por isso ele também recebeu a mensagem. O geólogo também explicou que atua sob demanda na empresa, como uma “espécie de consultor”, que pode ser acionado para fiscalizar até 42 barragens da Vale.

O geólogo relatou que, em junho de 2018, seis meses antes do rompimento da barragem, houve um incidente na drenagem da barragem que poderia provocar uma erosão. Segundo Grandchamp, na ocasião foram tomadas providências necessárias, e pouco tempo depois os medidores voltaram a mostrar níveis de pressão normais, o que levou a equipe a descartar a necessidade de evacuar a área. O geólogo também deixou claro que os superiores da mineradora tomaram conhecimento do episódio.

COMUNICAÇÕES – “Os fatos ocorridos em junho de 2018 foram reportados pelo declarante a Joaquim Toledo (gerente-executivo do Corredor Sudeste) que, por sua vez, reportou ao Diretor do Corredor Sudeste, Silmar Magalhães; que Silmar é subordinado ao diretor-executivo Peter Poppinga, o qual é subordinado ao Presidente da Vale S/A”, disse no depoimento.

Como o Globo revelou, Poppinga é um dos réus acusados de homicídio no caso do desabamento da barragem da Mina do Fundão, da Samarco, em Mariana, e participou de uma das reuniões de executivos da cúpula da Vale (uma das acionistas da Samarco) com o governo federal sobre Brumadinho.

Ainda de acordo com Grandchamp, depois do incidente em junho do ano passado foi criada uma “comissão de avaliação de incidentes informal” formada por técnicos da Vale e da TÜV SÜD, além de outros dois consultores externos. Após algumas discussões, o grupo teria entendido ser necessário utilizar uma técnica para aprimorar a segurança na barragem para a colocação de drenos que vinha sendo realizada pela Vale no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *